Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissão Nacional de Atletas registra apoio a investigações da PF

Geral

06/10/2017 19h00

Investigação

Comissão Nacional de Atletas registra apoio a investigações da PF

Grupo enfatiza, em nota, que o esporte, em todas as suas vertentes, é oposto a qualquer ilicitude e que em seus genes estão a honestidade e o fair play

Em nota divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (6.10), a Comissão Nacional de Atletas manifestou apoio às investigações da Polícia Federal que estão sendo conduzidas em torno de dirigentes ligados ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à realização dos Jogos Rio 2016. O mais recente desdobramento da operação Unfair Play ocorreu na última quinta-feira e resultou nas prisões do presidente da entidade, Carlos Nuzman, e de Leonardo Gryner, ex-diretor de operações do Comitê Rio 2016. Os investigadores avaliam que os dirigentes são suspeitos de participação em suposta operação de compra de votos para que o Rio de Janeiro fosse escolhido sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

atletas_cna.jpg
Leila, Maurren, Yohansson e Zico: quatro dos 21 integrantes da Comissão Nacional do Esporte. Fotos: ME e COB

Como consequência das prisões, o Comitê Olímpico Internacional suspendeu Nuzman temporariamente de funções e atribuições na entidade internacional e anunciou, também, a suspensão ao COB. A decisão, contudo, poupou os atletas brasileiros, que podem seguir participando normalmente de competições internacionais.

Composta por 21 integrantes, a Comissão Nacional de Atletas é a voz em defesa dos interesses dos esportistas brasileiros nas discussões que norteiam o setor. Os profissionais representam modalidades, sendo quatro indicados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); quatro pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); dois pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); dois por organização sem fins lucrativos de atletas brasileiros; um pela Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT); dois pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED); e seis representantes indicados pelo Ministério do Esporte.

O grupo atual, que tem mandato de dois anos, é formado por Mauren Maggi; Adriana Behar; Renato de Oliveira Leite; Yohansson do Nascimento; Roseane Ferreira dos Santos; Ana Margarida Alvares; Rui Campos do Nascimento; Arthur Antunes Coimbra (Zico); Paulo Rogério Oliveira Sabioni; Marco Aurélio Gazzoni; Virgílio de Castilho Barbosa Filho; Deborah Dias de Souza; Leila Gomes de Barros; Lara Teixeira e Ricardo Fontes Souza. Seis representantes foram reconduzidos da última formação: Hortência, Lars Grael, Mosiah Brentano, Luisa Parente, Simone Rocha e Sebastian Pereira. Zico foi eleito em junho como presidente do colegiado. Lars Grael é o vice-presidente e a ex-jogadora de vôlei Leila, a secretária.

Íntegra da nota da Comissão Nacional de Atletas:

Os membros da Comissão Nacional de Atletas, colegiado vinculado ao Ministério do Esporte, registram por meio deste o integral apoio às investigações que têm sido realizadas no Comitê Olímpico do Brasil. Os membros entendem que o esporte, em todas as suas vertentes, é absolutamente contrário a qualquer ilicitude e que em seus genes estão a honestidade e o fair play.

Nesse momento de crise para o esporte olímpico brasileiro é extremamente relevante que todos os atores envolvidos no cenário esportivo do país se unam no total apoio às operações para que os órgãos competentes alcancem a verdade e a justiça e, ainda, que eventuais culpados sejam devidamente punidos.

Nesse sentido, a CNA espera que a lamentável situação atual não apague da memória e do coração do povo brasileiro o grande orgulho da atuação dos atletas brasileiros nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 e como um todo no passado de lutas e glórias para o esporte brasileiro.

Fonte: Comissão Nacional dos Atletas