Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com sete ouros e 15 medalhas, Brasil leva o título geral do Pan de judô

Judô

18/04/2022 10h00

Judô

Com sete ouros e 15 medalhas, Brasil leva o título geral do Pan de judô

Seleção também ficou com o título de equipes mistas na competição disputada em Lima, no Peru

O primeiro Pan-Americano do ciclo olímpico para Paris 2024 foi palco de um ótimo desempenho do judô brasileiro que, desde as primeiras etapas do circuito mundial IJF, vem apresentando curva crescente de resultados. Neste fim de semana, a seleção dominou o continental e fechou a disputa com 15 medalhas - sete de ouro, cinco de prata e três de bronze - mantendo-se como principal força das Américas e Oceania, novidade para este ano. Foram seis medalhas na sexta, primeiro dia de disputa individual, e nove no sábado, último dia de individual. No domingo, o Brasil ainda levou o titulo de equipes mistas, com vitória por 4 x 0 sobre Cuba na decisão. 

Equipe brasileira venceu Cuba por 4 x 0 na final. Foto: CBJ

Os resultados simbolizaram a construção de uma equipe homogênea, com novas caras se consolidando na disputa interna pela vaga olímpica para representar o Brasil nos Jogos de 2024. As quatro “dobras” que a CBJ levou à Lima subiram ao pódio: Jéssica Lima (ouro) e Rafaela Silva (bronze) trouxeram o melhor resultado do 57 desde 2013; Guilherme Schimidt (ouro) e Vinícius Panini (prata) fizeram o melhor resultado do Brasil no 81kg; Eric Takabatake (ouro) e Willian Lima (bronze), no pódio do 66kg; e Luana Carvalho (prata) e Maria Portela (bronze) dividindo o pódio do 70kg. Todos se enfrentaram nas chaves.

Mayra Aguiar incluiu mais um recorde à sua coleção ao conquistar o sétimo título pan-americano e tornar-se a judoca brasileira mais vitoriosa nesse tipo de competição. Venceu todas as lutas por ippon, recuperando a forma depois da “ressaca” olímpica. Essa foi apenas sua segunda competição desde Tóquio e a primeira com medalha no peito.

“Eu não sabia que eram sete, não estava contando”, surpreendeu-se ao saber do hepta. “Fico feliz, é um número relevante. Estamos aí nessa caminhada desde os 14 anos com a seleção brasileira, disputando títulos, competições. É muito bom poder chegar ao topo do pódio, anima para as próximas competições do ano”, avaliou Mayra, que tem 30 anos e vai para o quinto ciclo olímpico.

A novata Amanda Lima, por outro lado, apareceu como grata surpresa, vencendo atletas experientes e se firmando como uma das principais da categoria ligeiro (48kg) no continente ao conquistar o primeiro título pan-americano sênior. A última 48kg a subir no lugar mais alto do pódio no Pan foi Sarah Menezes, em 2016.

Os outros dois ouros vieram com Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), que já vêm dominando suas respectivas categorias e conquistaram, em Lima, o tricampeonato continental. “Fiquei muito feliz com meu desempenho, com o foco que estava nas lutas, vim para defender o título e saio feliz de estar aqui representando o Brasil”, disse Bia.

Mayra Aguiar: heptacampeã individual e integrante da equipe campeã em Lima 2022. Foto: Lara Monsores/ CBJ

As pratas vieram com Panini (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Luana Carvalho (70kg). Marcelo caiu no ippon do vice-campeão mundial, Ivan Felipe Silva Morales, de Cuba; Buzacarini parou no canadense Shady Elnahas, número 3 do mundo; Baby parou em shidos controversos diante do cubano Andy Granda; Panini perdeu nas punições para o compatriota Schimidt; e Luana fez grande competição de estreia, parando na experiente Elvismar Rodriguez, da Venezuela, também nas punições.

Os bronzes foram conquistados por Rafaela Silva (57kg), Willian Lima (66kg) e por Maria Portela (70kg), que só perderam para adversários brasileiros. Rafa parou em Jéssica, Willian em Eric e Portela em Luana, todos nas semifinais.

O Brasil ainda teve Ryan Conceição (60kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Daniel Cargnin (73kg) no tatame, na sexta. Ryan caiu na segunda luta e não avançou às disputas por medalhas em seu primeiro Pan. Já os medalhistas olímpicos começaram bem, com vitórias, mas terminaram em 5º lugar. Ketleyn caiu para Cindy Mera, da Colômbia, na disputa pelo bronze, e Daniel foi poupado da última luta depois de sofrer uma pancada na costela durante a semifinal com Alonso Wong (PER).

RESULTADOS INDIVIDUAIS

OUROS
Amanda Lima 48kg
Larissa Pimenta 52kg
Jéssica Lima 57kg
Mayra Aguiar 78kg
Beatriz Souza +78kg
Eric Takabatake 66kg
Guilherme Schimidt 81kg

PRATAS
Luana Carvalho 70kg
Vinícius Panini 81kg
Marcelo Gomes 90kg
Rafael Buzacarini 100kg
Rafael Silva +100kg

BRONZES
Rafaela Silva 57kg
Willian Lima 66kg
Maria Portela 70kg

Fonte: Confederação Brasileira de Judô