Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com Romário artilheiro, Brasil goleia o Canadá pela segunda rodada do goalball

Goalball

09/09/2016 15h40

Goalball

Com Romário artilheiro, Brasil goleia o Canadá pela segunda rodada do goalball

Homônimo do ex-craque do futebol balança as redes quatro vezes na vitória por 11 x 3 e tem nome gritado pela torcida na Arena do Futuro

Goleada da seleção brasileira, quatro gols de Romário e favoritismo ao título. Parece roteiro de futebol nos anos 90, mas é goalball, e a competição são os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Comandada pelo artilheiro homônimo, a seleção masculina da modalidade venceu o Canadá nesta sexta-feira (09.09), na Arena do Futuro, por 11 x 3, e conquistou sua segunda vitória na competição.

GoalballMBrasilxCanadVV15.jpg
Após início nervoso, Brasil começou a abrir vantagem a partir da metade do primeiro tempo. Foto: Brasil2016.gov.br

Nomeado em homenagem ao ex-camisa 11 do futebol, o Romário do goalball lembrou os dias de glória do baixinho nesta sexta. Depois de um início tenso, com quase seis minutos sem gols, Leomon abriu o placar e coube a Romário tranquilizar a seleção com quatro gols consecutivos e levar o time para o intervalo com uma vantagem de 6 x 1.

Embora as arquibancadas tenham reconhecido a destacada atuação individual do goleador, gritando o nome de Romário quando o jogo permitia manifestações e barulho, o próprio camisa 6 fez questão de exaltar a força do conjunto brasileiro na busca pela medalha de ouro.

» Leia também: Tecnologia e talentos nacionais são armas da seleção brasileira de goalball na busca pelo ouro

“Consegui marcar quatro gols, mas dedico eles a meus colegas, que estão junto comigo, e minha família”, afirmou Romário, após o jogo. “Nossa equipe não tem reservas. Temos seis jogadores prontos para qualquer confronto. Estamos na mesma pegada para conseguir esse ouro, todos os seis”, destacou.

O reforço das arquibancadas, embora fique restrito, já que enquanto a bola rola e quica na quadra o silêncio é fundamental, também foi destacado por Romário. O jogador agradeceu a presença do público na Arena do Futuro e elogiou a participação dos torcedores. “Para mim é muito gratificante jogar em casa com uma torcida maravilhosa dessas. Eles estão incentivando a gente pra caramba.”

GoalballMBrasilxCanadVV20.jpg
Jogadores se reúnem em quadra após vitória sobre os canadenses antes de agradecer e saudar a torcida na Arena do Futuro. Foto: Brasil2016.gov.br

Jogo escondido e favoritismo

Até agora, a seleção brasileira tem dois jogos e duas vitórias nos Jogos Rio 2016. Nos triunfos sobre a Suécia (9 x 6) e o Canadá, no entanto, o Brasil ainda não mostrou tudo que pode render dentro de quadra. Palavras de Josemárcio Sousa, um dos atletas da seleção.

“Foi um pouco abaixo do que a gente joga. A competição começou agora, não podemos mostrar tudo que temos. Tem muito jogo pela frente ainda. A ideia agora é ganhar e tentar não mostrar muito. É um passo de cada vez”, explicou o camisa 5.

A tática tem motivo, já que o Brasil chegou ao Rio 2016 como favorito ao título. Os atuais campeões mundiais são os mais visados da competição, e sabem disso, mas tentam não deixar a posição alcançada por meio dos últimos resultados afetá-los.

“A gente é muito tranquilo em relação a isso. Nosso grupo é unido e sabemos que não podemos desfocar. Ser favorito traz todo um status, mas não é o status que joga. A gente tem que chegar na quadra e se impor. Lógico que isso é falado pelos últimos resultados, mas dentro da quadra é outra coisa”, opinou Alex Melo, autor de três gols na partida contra o Canadá.

O próximo compromisso do Brasil nos Jogos Paralímpicos será no domingo (11.09), às 9h, contra a Argélia, mais uma vez na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. Ainda nesta sexta, às 18h45, a seleção feminina entra em quadra pela segunda rodada do torneio feminino, contra o Japão.

Vagner Vargas – Brasil2016.gov.br