Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com campeões olímpicos inscritos, evento-teste do boxe começa nesta sexta-feira

Boxe

03/12/2015 10h29

Boxe

Com campeões olímpicos inscritos, evento-teste do boxe começa nesta sexta-feira

Torneio Internacional de Boxe reúne 69 atletas, entre homens e mulheres. Rio 2016 avaliará sistema de resultados, serviços médicos, antidoping, equipamentos esportivos, fluxo de pessoas e voluntários

Penúltimo evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016 deste ano (o último será o do tênis, entre os dias 10 e 12), o Torneio Internacional de Boxe reunirá, até domingo (06.12), 69 atletas de 18 países no Riocentro. A presença mais ilustre seria a da campeã olímpica em Londres 2012 na categoria até 75kg, a norte-americana Claressa Shields, mas a lutadora não poderá competir e está no Rio apenas para acompanhar a delegação norte-americana.

Sem ela, os destaques do evento-teste são o brasileiro Robson Conceição, medalha de prata e de bronze na categoria até 60kg nos Mundiais de 2013 e de 2105; o também brasileiro Patrick Lourenço (até 49kg); o alemão Erik Pfeifer (categoria acima de 91kg), e o venezuelano Gabriel Maestre Pérez, campeão dos Jogos Pan-Americanos Toronto na categoria até 69kg. Além desses boxeadores, o francês Tony Yoka (acima de 91kg) também está no Rio. Entre as mulheres, destaque para a indiana Mary Kom, que soma cinco títulos mundiais.

RobsonConceiopequim2008getty.jpg
Com vaga assegurada no Rio 2016, Robson Conceição é um dos grandes nomes do evento-teste. Foto: Getty Images

» Robson Conceição herda vaga e se classifica para os Jogos Olímpicos do Rio

Breno Pontes, gerente de boxe do Rio 2016, diz que no evento-teste do Riocentro serão avaliados o sistema de resultados, serviços médicos, antidoping, equipamentos esportivos, fluxo de pessoas e voluntários.

Protetores

Encerrados os Jogos de Londres 2012, a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) decidiu iniciar testes de lutas com pugilistas sem protetores de cabeça. Assim, o Mundial de Almaty 2013, no Cazaquistão, não teve os protetores de cabeça.

1130RobeisyRamrezGettyImages150215462.jpg
O cubano Robeisy Ramírez, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, é esperado no Rio de Janeiro. Foto: Scott Heavey/Getty Images

A medida, inicialmente provisória, tornou-se obrigatória para os anos de 2015 e 2016 em novembro de 2014, quando a Aiba divulgou um estudo com mais de 30 mil lutas que apontou maior incidência de lesões cerebrais quando o atleta usa os protetores de cabeça. A medida está valendo apenas para homens acima de 18 anos e da categoria principal (os boxeadores mais jovens, como as mulheres, ainda lutam com capacete). A Aiba ainda aguarda a conclusão de estudos científicos para divulgar a decisão final, que valerá para todas as idades e pesos, para homens e mulheres.

Por isso, no evento-teste do Riocentro ainda haverá os protetores de cabeça para as mulheres. Estão reservados 40 azuis e 40 vermelhos, sendo dez de cada um dos quatro tamanhos (P, M, G e GG). Ainda com relação a equipamentos, as mulheres têm (40, sendo dez de cada tamanho) protetores de seios. Os homens têm protetores de virilha (chamados de coquilhas).

 Também são necessários protetores bucais para todos os boxeadores. “Servem como amortecedores dos golpes”, explica o argentino José Inácio Fossati, especialista em boxe do Rio 2016. Os protetores de cabeça são mais para evitar cortes, segundo Fossati. “Não faz tanta diferença, no caso dos golpes. E aqueles que são contra o uso dos capacetes ainda argumentam que eles limitam a visão periférica, o que atrapalha na esquiva dos ataques do adversário”.

Delegação Brasileira no Torneio Internacional de Boxe

Boxe Feminino

» 51kg - Graziele de Sousa
» 60kg - Taynna Cardoso
» 75kg- Flavia Figueiredo

Boxe Masculino

» 49kg - Patrick Lourenço
» 52kg - Julião Neto
» 60kg - Robson Conceição
» 64kg - Joedison Teixeira
»  69kg - Roberto Queiroz
» 75kg - Myke Carvalho
»  81kg - Michel Borges
» 91kg - Eduardo Santos
»  +91kg - Rafael Lima

Atletas da equipe Brasil - B

» 75kg - Klisman Simão
» 91kg - Gidelson Oliveira

Treinadores

» Cláudio Aires
» João Carlos Barros
» Mateus Alves
» Juraci Oliveira
» Abel Bokovo

Equipe Multidisciplinar

» Marisa Markunas – Psicológa
» Erica Oliveira – Nutricionista
» Felipe Romano – Preparador Físico/Processamento de Imagens
» Raul Traete – Fisioterapeuta
» Chefe de Equipe – Otilio Toledo

Atualizada em 4 de dezembro de 2015, às 12h59

Fonte: Rio 2016 e Confederação Brasileira de Boxe