Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com Bruno Soares e Marcelo Melo juntos, Rio Open começa nesta segunda-feira

Tenis

15/02/2016 14h04

Tênis

Com Bruno Soares e Marcelo Melo juntos, Rio Open começa nesta segunda-feira

Soares, campeão de duplas do Aberto da Austrália, e Melo, número um do mundo no ranking de duplas, formam time pela primeira vez no ano. Os dois defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos, em agosto

A partir desta segunda-feira (15.2) e até o domingo (21.2), as quadras da Sede Social do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, recebem o Rio Open 2016. O evento, da série ATP 500 no masculino – e que conta ainda com um torneio WTA no feminino –, é um “aperitivo” do que os amantes do tênis encontrarão em agosto, nos Jogos Olímpicos, já que estão no Brasil tenistas como os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, além do francês Jo-Wilfried Tsonga. Os três são top 10 do ranking mundial de simples e que ocupam, respectivamente, a 5ª, 6ª e 9ª posições na lista.

Entre os brasileiros, os destaques ficam por conta do paulista Thomaz Bellucci, na simples, 32º do ranking mundial, e também é grande a expectativa em torno da dupla formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, que jogarão juntos pela primeira vez no ano. Os dois defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e são esperanças de medalha para o país.

02152016_tenis_dupla_32.jpg
Bruno Soares (E) e Marcelo Melo: dupla, uma das favoritas ao título do Rio Open, é esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos, em agosto. Foto: Getty Images

No mês passado, Bruno brilhou ao conquistar o ATP 250 de Sydney e, na sequência, o Aberto da Austrália, um dos quatro torneios mais importantes do mundo (ao lado de Roland Garros, Wimbledon e US Open) sempre jogando com seu novo parceiro, o britânico Jamie Murray (irmão do tenista Andy Murray, atual número 2 do mundo). Com isso, Bruno ganhou posições no ranking mundial de duplas e é o 10º melhor da lista. Já Marcelo, que em 2015 venceu seis títulos de duplas, entre eles o de Roland Garros (ao lado do croata Ivan Dodig), é o atual número 1 do mundo de duplas.

Entre as mulheres, a principal esperança do Brasil é a pernambucana Teliana Pereira, por sinal a tenista mais bem classificada no ranking mundial do torneio, na 43ª posição. Outro destaque é a italiana Francesca Schiavone, ex-número 4 do mundo e campeã de Roland Garros em 2010.

A rodada desta segunda-feira do Rio Open – que tem premiação total de US$ 1,3 milhão para o ATP 500 e US$ 250 mil para o WTA – terá jogos à tarde e à noite e cinco brasileiros entram em ação hoje.

Entre os homens, apenas Thomaz Bellucci joga. Ele enfrenta o ucraniano Alexandr Dolgopolov, por volta das 18h30. Já entre as mulheres, todos os jogos são nesta tarde. Gabriela Cé duela com a romena Ana Bogdan, enquanto Beatriz Haddad Maia enfrenta outra romena, Sorana Cirstea.

Pelas duplas, a brasileira Carolina Alves e sua parceira, a canadense Heidi El Tabak, enfrentam Marina Erakovic, da Nova Zelândia, e Silvia Soler-Espinosa, da Espanha. Já a brasileira Paula Gonçalves, que joga ao lado da norte-americana Sanaz Marand, duela com a israelense Julia Glushko e a sueca Rebecca Peterson.

Brasil2016.gov.br