Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com brasileiros sonhando com ouro, vôlei de praia promete fortes emoções em Copacabana

Volei de praia

06/08/2016 03h30

VÔLEI DE PRAIA

Com brasileiros sonhando com ouro, vôlei de praia promete fortes emoções em Copacabana

Disputa tem início neste sábado e prossegue até o dia 18. Ágatha e Barbará; Larissa e Talita; Alison e Bruno Schmidt e Evandro e Pedro Solberg estão cotados para o lugar mais alto do pódio

Volei_praia_Alison_e_Bruno.jpg
Alison e Bruno Schmidt: campeões mundiais em 2015, agora eles vão brigar pelo ouro olímpico em casa. Foto: FIVB

No Rio, o vôlei de praia comemora 20 anos no programa olímpico. Em Atlanta 1996, a final feminina foi 100% brasileira e é isso o que o país-sede pretende repetir. Atuais campeãs mundiais, Ágatha e Bárbara vão disputar a primeira Olimpíada da carreira, enquanto a outra dupla brasileira, formada por Larissa (bronze em Londres 2012) e Talita (quarto lugar em Pequim 2008) estão na terceira participação. Em comum a todas elas está a vontade de igualar o feito de Jacqueline e Sandra em 1996: o ouro olímpico.

"Jogar dentro de casa é especial, mas também traz essa responsabilidade de a gente fazer bonito, conquistar uma medalha de ouro. Eu e a Talita estamos nos preparando, desde que a gente formou a dupla, para buscar o ouro olímpico, que é o nosso objetivo", diz Larissa. 

A disputa terá fortes duplas da Alemanha, Holanda e Estados Unidos, além de várias outras candidatas a surpreender. Mas a maior ameaça ao sonho brasileiro é o time norte-americano formado pela tricampeã olímpica Kerri Walsh e April Ross, prata em Londres 2012.

Entre os homens, a competição também será bastante equilibrada. Alison (prata em Londres 2012) e Bruno Schmidt (eleito o melhor jogador do mundo em 2015) são os atuais campeões mundiais e favoritos ao título. Mas a outra dupla brasileira formada por Evandro e Pedro Solberg também é candidata ao lugar mais alto do pódio.

Letões, holandeses, norte-americanos e poloneses merecem atenção. A torcida na arena montada na icônica praia de Copacabana pode ser a grande aliada das equipes da casa. O torneio de vôlei de praia começa neste sábado (6.8) e vai até o dia 18.

Carol Delmazo – brasil2016.gov.br