Remo
Evento-teste
Com barcos brasileiros em finais B, Mundial Júnior de remo chega ao último dia neste sábado
Com a antecipação do calendário de provas, o Mundial Júnior de Remo chega ao seu último dia neste sábado (08.08), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a competição teve nesta sexta mais um dia de céu claro, sol e ventos leves que contribuíram para bons tempos dos remadores nas semifinais.
A previsão de ventos fortes a partir de sábado à tarde fez com que o Comitê Executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa, na sigla em francês) antecipasse as finais que originalmente seriam disputadas no domingo para sábado, com as semifinais realizadas nesta sexta. Com isso, as finais B terão início às 9h. As finais A serão a partir de 9h30. A última final, do oito com masculino, largará às 12h06.
O Brasil entrou no Mundial Júnior com seis barcos - quatro no torneio masculino e dois no feminino -, mas ficou fora das finais A, que valem medalha. Os melhores resultados foram no Four Skiff Masculino, com os remadores Anderson Luiz Vecchia, Bernardo Boggian, Daniel Afonso da Silva e Lucas Ferreira; e no Double Skiff Feminino, com Isabelle Falck e Milena Viana. Ambos os conjuntos disputarão as finais B neste sábado.
Para Isabelle, mais do que o resultado conquistado, o importante é a experiência de disputar um Mundial. "É uma grande experiência para qualquer júnior. Sendo a minha primeira vez em Mundiais, é um avanço muito grande para mim e para minha parceira, porque a gente não está competindo contra clubes pequenos, é contra países, e essa é uma emoção muito grande que a gente tem, um prazer enorme de estar ali, lado a lado", contou.
A brasileira também destacou as boas condições de organização e estrutura oferecidas durante o evento. "A questão de organização estou achando boa. Uma coisa que eles estão focando muito é nos barcos. Sempre antes de a gente treinar, eles estão olhando a cordinha para ver se está tudo ok. Isso não acontecia no treinamento, era só em competição. E eles estão bem preocupados com a gente, com a água. A organização está muito boa", afirmou.
Além da organização, a beleza da instalação na Lagoa Rodrigo de Freitas tem impressionado os atletas estrangeiros. "Até agora está fantástico, está muito bem organizado. Sempre nos dizem o que está acontecendo, então eu acho que o evento está indo muito bem. Fizemos um tour pela cidade e eu acho que é uma cidade absolutamente linda. Eu nunca vi nada parecido. O lugar de competições dentro da cidade é fantástico", disse o neozelandês Benjamin Wattznson.
Evento-teste "major" para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Mundial Júnior de Remo reúne 563 atletas de 54 países. Durante o evento, o Comitê Rio 2016 está testando 26 áreas funcionais. São 130 funcionários na instalação, além de mais de 400 voluntários.
brasil2016.gov.br