Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com 100% de bolsistas, canoagem velocidade é convocada para Tóquio

Atletismo

02/07/2021 09h20

Canoagem

Com 100% de bolsistas, canoagem velocidade é convocada para Tóquio

Campeão mundial e dono de três medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz é o destaque do time e vai para a capital japonesa com chance de novos pódios

A Confederação Brasileira de Canoagem divulgou, nesta quinta-feira (1.07), a lista com os três convocados que representarão o Brasil na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Segundo a entidade, foram obedecidos os critérios estabelecidos no plano de trabalho definido previamente. A equipe é composta por Isaquias Queiroz, Jacky Jamael Nascimento Godman e Vagner Júnior Souta, além do técnico Lauro de Souza Júnior, do auxiliar Nivalter Santos de Jesus e do chefe de equipe Alvaro Koslowski.

Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Os três atletas são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Isaquias pertence à categoria Pódio, a principal do programa. Vagner Souta integra a categoria olímpica e Jacky Godman faz parte da Internacional. No ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, a canoagem velocidade recebeu R$ 7,89 milhões somente com os repasses diretos do Bolsa Atleta a praticantes da modalidade.

Isaquias é o principal nome da canoagem de velocidade no país. Nos Jogos Rio 2016, o atleta foi o maior destaque individual da delegação nacional, com três medalhas olímpicas. Ele foi prata nas provas individuais de 200 metros e de mil metros e conquistou o bronze, ao lado de Erlon de Souza, na prova C2 de mil metros.

No ciclo entre o Rio e Tóquio, Isaquias manteve a sequência de bons resultados, com destaque para o título mundial conquistado em 2019 e por medalhas em diversas etapas do circuito internacional. Em Tóquio, ele terá como dupla Jacky Jamael, de 22 anos, seu parceiro no Flamengo. Juntos, os dois foram bronze na prova de C2 1.000 na Copa do Mundo disputada recentemente na Hungria, em maio. No mesmo torneio, Isaquias conquistou a prata no C1 1.000m.

Pela programação anunciada pela confederação da modalidade, o trio embarca em 10 de julho para um estágio de preparação no Centro de Treinamento da Nelo, em Montebelo Aguieira, em Portugal. Na sequência, haverá um período de aclimatação em Miyagase, no Japão. Em Tóquio, as competições da canoagem serão na reta final dos Jogos, entre 2 e 7 de agosto.

Rededoesporte.gov.br