Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Circuito do tênis nacional e mundial é paralisado devido ao coronavírus

Tenis

16/03/2020 10h43

Tênis

Circuito do tênis nacional e mundial é paralisado devido ao coronavírus

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) comunicaram que haverá alterações no calendário da modalidade em todo o mundo

A etapa de Salvador do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil Interclubes de tênis, prevista para começar em 23 de março, está cancelada. Além disso, estão suspensos, até o dia 20 de abril, os torneios de todas as categorias (profissional, infanto-juvenil, beach tennis, tênis em cadeira de rodas e de classes) organizados e/ou chancelados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A entidade segue as decisões dos principais órgãos do tênis mundial (ITF, COSAT, ATP e WTA), além de atender às recentes recomendações do Ministério da Saúde.

A Confederação Brasileira de Tênis informou que continuará monitorando de perto a situação e reforça que tem como prioridade o bem-estar e a segurança de atletas, treinadores, pais e todas as pessoas envolvidas com a organização dos eventos esportivos. Num futuro próximo, a entidade irá divulgar o calendário atualizado das competições nacionais.

Seis semanas

O Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou uma suspensão de seis semanas do circuito internacional do tênis masculino devido a problemas crescentes de saúde e segurança decorrentes do surto global de COVID-19. A suspensão significa que todos os eventos ATP Tour e ATP Challenger Tour programados até a semana de 20 de abril não serão disputados.

Após o cancelamento do Masters de Indian Wells, os principais eventos afetados no calendário do ATP Tour são o Masters de Miami, o ATP 250 de Houston, o ATP 250 de Marrakech, o Masters de Montecarlo, o ATP 500 de Barcelona e o ATP 250 de Budapeste.

A suspensão de seis semanas foi anunciada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar que o COVID-19 foi classificado como uma pandemia global. A ATP informou que tem monitorado de perto a situação relacionada ao coronavírus, recebendo conselhos de especialistas, médicos e consultores de viagens e que tem consultado todas as autoridades reguladoras locais e que analisará continuamente a viabilidade de realização dos eventos subsequentes do calendário.

"Esta decisão representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que esta é a ação responsável é necessária neste momento para proteger a saúde e a segurança de nossos jogadores, equipe, comunidade de tênis mais ampla e saúde pública em geral diante dessa pandemia global", afirmou o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis e Associação dos Tenistas Profissionais