Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cinco novos esportes podem se tornar olímpicos em 2020, em Tóquio

Geral

29/09/2015 10h38

Jogos Olímpicos

Cinco novos esportes podem se tornar olímpicos em 2020, em Tóquio

O Comitê Organizador japonês divulgou uma proposta de inclusão do basebol e softbol, escalada esportiva, caratê, skate e surfe

Cinco esportes podem aumentar o programa de competições dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O Comitê Organizador do evento divulgou, na segunda-feira (28.09), uma proposta de inclusão de cinco modalidades no evento: basebol e softbol, escalada esportiva, caratê, skate e surfe.

O projeto prevê mais 18 competições e o acréscimo de 472 atletas em relação ao número de participantes dos Jogos Rio 2016, que é de 10,5 mil. A decisão final sobre o assunto será anunciada na 129ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), a ser realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

Ao todo, 26 esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) se candidataram à inclusão nos Jogos Tóquio 2020. Segundo o Comitê Organizador, os critérios principais para a escolha dos cinco indicados foram identificação com a juventude e popularidade no Japão e no mundo.

1130GabrielMedinaBudaMendesGettyImages.jpg
Se tudo der certo, Gabriel Medina, campeão mundial em 2014, poderá sonhar em faturar o ouro olímpico. Foto: Buda Mendes/Getty Images

A proposta japonesa consiste na realização dos seguintes eventos:

Basebol e softbol

O basebol poderia ter disputa no masculino, com seis times, de 24 atletas. O softbol teria competição no feminino, com seis equipes, de 15 atletas. Ao todo, 234 pessoas disputariam medalhas.

Caratê

A proposta para o esporte prevê provas no masculino e feminino, nas disciplinas kata e kumite. Ao todo, 90 caratecas participariam dos Jogos.

Skate

O esporte seria disputado com eventos masculino e feminino, nas disciplinas street e park. Um total de 80 atletas lutariam por medalhas.

Escalada esportiva

A modalidade seria disputada no formato de competições masculina e feminina, nas categorias dificuldade, boulder e velocidade combinadas. A proposta japonesa prevê participação de 40 atletas.

Surfe

O surfe olímpico seria disputado com shortboard, prancha usada nas principais competições internacionais, e teria homens e mulheres lutando pelo lugar mais alto do pódio com a participação total de 40 pessoas.

Fonte: Rio 2016