Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chefe da delegação brasileira espera Top 5 nos Jogos Mundiais Militares

Geral

25/09/2015 11h53

Esporte militar

Chefe da delegação brasileira espera Top 5 nos Jogos Mundiais Militares

Brigadeiro Carlos Augusto Amaral participou de um hangout do Ministério da Defesa. Competição na Coreia terá início na próxima quarta (30), com as partidas de futebol

Entre os dias 2 e 11 de outubro, atletas brasileiros disputarão, na Coreia, a sexta edição dos Jogos Mundiais Militares. Para o futebol, o evento começa na quarta-feira (30.09), antes mesmo da cerimônia de abertura. Em um hangout promovido pelo Ministério da Defesa na última quinta (24), o chefe da delegação brasileira, brigadeiro Carlos Augusto Amaral, disse esperar que o país termine entre os cinco melhores do quadro geral de medalhas.

“Começamos o jogo. Temos boas perspectivas na Coreia. Apesar dos adversários serem bem fortes, e temos que respeitá-los por isso, prevemos ficar entre as cinco nações no ranking de medalhas. Para isso estamos prontos”, destacou durante a conversa, ao lado dos atletas militares Adrian Jaoude (luta olímpica – Marinha), Valeska dos Santos (vôlei – Exército) e Fábio Emílio (tiro com arco – Aeronáutica).

24_09_2015_interna_hangout.jpg
Foto: Ministério da Defesa

A competição reunirá atletas para provas de 24 modalidades e será realizada em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon. No bate-papo transmitido pela internet, o brigadeiro e os atletas explicaram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e destacaram a estrutura dos centros de treinamento das Forças Armadas.

Diretor do Departamento do Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, o brigadeiro Amaral contou que, a partir da candidatura do Brasil para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o MD passou a incrementar o programa para contratar atletas militares. Assim, foram lançados editais e os candidatos começaram a ser selecionados a partir dos currículos. Depois dessa etapa, com análises dos índices de desempenho esportivo e exames médicos, os atletas foram incorporados às respectivas Forças, com direito a pagamento e assistência médica, esportiva e nutricional.

“Treinamos naquilo que há de mais moderno na Urca (bairro carioca onde se concentra o Centro de Educação Física do Exército). Lá temos quadra, pista de atletismo, tudo muito completo”, contou a sargento Valeska, central da equipe brasileira de vôlei. “Temos um centro com equipamentos modernos e as melhores condições de treinamento”, resumiu Fábio, sargento da Aeronáutica.

Depois do hangout, o brigadeiro Amaral disse ainda que, no início de 2016, o Ministério da Defesa lançará novos editais para a contratação de atletas militares. Serão realizadas substituições pontuais daqueles que estão com o prazo de serviço de oito anos em conclusão. O oficial general comentou ainda sobre uma possível formação de uma equipe militar de rúgbi. Esses atletas devem ser incorporados à Marinha e disputarão medalhas nos 7º Jogos Mundiais Militares, em 2019, na China, e nos Jogos Olímpicos de 2020.

Fonte: Ministério da Defesa