Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Principal de Mídia é entregue para o Comitê Rio 2016

Geral

11/04/2016 19h12

Barra da Tijuca

Centro Principal de Mídia é entregue para o Comitê Rio 2016

A estrutura tem 27 mil metros quadrados e será o local de trabalho dos jornalistas credenciados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Uma das principais instalações não esportivas dos Jogos Rio 2016 foi entregue nesta segunda-feira (11). Atletas e torcida não irão circular na instalação. Porém, do Centro Principal de Mídia (MPC na sigla em inglês) serão escritas as histórias de atletas, técnicos e de superação que vão emocionar o mundo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.

Construído para abrigar jornalistas que trabalham na mídia online e impressa, a estrutura de 27 mil metros quadrados será o local de trabalho dos profissionais credenciados no evento esportivo. Com 24 horas de funcionamento, o MPC fica no coração dos Jogos: o Parque Olímpico na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

inauguracao_mpc_franciscomedeiros2.jpg
Foto: Francisco Medeiros/ME

O edifício tem 75 metros de altura e 24 pavimentos: quatro andares de garagem; térreo com 25 lojas externas abertas para um boulevard, 17 andares de escritórios, casa de máquinas e cobertura. Iniciada no final de 2013, a construção do MPC contou com a participação de mais de mil operários. 

Durante os Jogos, o pavimento térreo será utilizado como área de logística do Comitê Rio 2016, recepção e cadastramento. Um pavimento de garagem elevada, com 7.530 m² de área, foi adaptado para abrigar 800 estações de trabalho para os jornalistas credenciados. Haverá um pavimento de uso comum, com área de convivência e alimentação. Após os Jogos, o local será um empreendimento comercial com lojas, salas de escritórios e restaurantes.

Na cerimônia de entrega das chaves do Centro Principal de Mídia ao presidente do Comitê Rio 2016, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, parabenizou a marroquina Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), no papel de guia durante os seis anos de preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos. Leyser destacou, ainda, a parceria com a sociedade civil na realização do projeto do MPC.

"Estamos na reta final. Gostaria de destacar a solidez do nosso setor privado, que contribuiu para a entrega de hoje. O Brasil tem empresas e empresários comprometidos que têm condições de colocar equipamentos dessa qualidade de pé e pronto para atender os Jogos sem a necessidade do aporte financeiro do setor público. Isso mostra a força do Brasil e a força da sociedade civil brasileira", frisou.

04122016_mpc32.jpg
Estrutura do MPC, que durante os Jogos se torna uma imensa redação jornalística. Foto: J.P Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, destacou também as ações do setor privado na concretização do projeto. "Isso aqui é algo inédito na história das Olimpíadas. O Parque Olímpico é uma PPP (Parceria Público-Privada), tudo isso que vocês estão vendo é dinheiro privado. Não tem um tostão de dinheiro público, a não ser a galeria técnica onde fica dos geradores e o ar condicionados", disse. 

A entrega da chave contou com as presenças do secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge; do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso; da presidente da Comissão de Coordenação do COI, marroquina Nawal El Moutawakel; e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

04122016_livesite_web_aerea_abril_ParqueOlimpico_Barra_037_0495_2016_GabrielHeusi_HeusiAction.jpg
Live site, que será um ponto de encontro dos torcedores no Parque Olímpico da Barra. Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

Visita ao Parque Olímpico

Antes da inauguração do MPC, os membros da Comissão de Coordenação do Rio 2016 e o ministro Ricardo Leyser visitaram as instalações esportivas no Parque Olímpico da Barra: Arena Carioca 1, Estádio Aquático, de Handebol e do Tênis.

Outro espaço entregue para o público nesta segunda-feira foi Live Site. A área comum dentro do Parque Olímpico será o ponto de encontro dos torcedores durante o evento esportivo. O Live Site tem 26 mil m² e capacidade para receber 25 mil pessoas em seus 6,4 mil m² de grama sintética, 5 mil m² de piso intertravado e 5.200 m² de piso drenante. No total, foram usados 300m³ de concreto na construção. O espaço conta com uma cobertura parcial, feita com 20 pilares metálicos, que somados pesam 240 toneladas. Nestes pilares foi fixada uma lona tensionada, com 2,5 mil m² de área. Ao redor da lagoa, há um deque de madeira com 2.225m.

Breno Barros - Ascom – Ministério do Esporte

tags: ,