Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Casa Brasil é inaugurada na Vila dos Atletas da Universíade

Atletismo

22/08/2017 10h41

Taipei 2017

Casa Brasil é inaugurada na Vila dos Atletas da Universíade

Espaço de divulgação do país, comum em Jogos Olímpicos, é adotado pela primeira vez no evento universitário

Universíade Taipei 2017

Ao lado da Confederação do Desporto Universitário (CBDU), o Ministério do Esporte inaugurou o primeiro espaço de divulgação de um país dentro da Vila dos Atletas em uma Universíade. O objetivo é difundir a cultura e o esporte brasileiros e convidar os países a participarem de eventos que serão realizados nos próximos anos.

“É um espaço importante para difundir a cultura, o jeito brasileiro, o modo de vida brasileiro, que temos tanto orgulho. É um local que servirá também para integrar nossos atletas com os de outros países e para divulgar a CBDU e o que o Brasil tem de melhor. Tudo isso aproveitando este momento importante, que é a união de diversas nações presentes na Universíade”, disse o secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz.

22082017_casa_brasil1.JPG
Representantes da CBDU, do escritório comercial do Brasil em Taipei e do Ministério do Esporte na abertura da Casa Brasil, na Vila dos Atletas da Universíade. Foto: Leonardo Dalla/rededoesporte.gov.br

No espaço de divulgação montado na Universidade de Taipei, em local privilegiado na Vila dos Atletas – a praça onde foram hasteadas as bandeiras dos países participantes – estão alguns eventos previstos pela CBDU, como o Mundial Universitário de Wrestling, que ocorrerá em Goiânia (GO), entre 5 e 9 de setembro, e os III Jogos Internacionais Universitários de Praia, a serem realizados entre 5 e 10 de outubro, em Manaus (AM). As competições ocorrerão na Praia de Ponta Negra e serão acompanhadas de eventos culturais.

“A Casa Brasil é uma experiência que existe nos Jogos Olímpicos e que não havia sido feita na Universíade. É mais uma experiência que o Brasil traz para a FISU (sigla em inglês para a Federação Internacional do Desporto Universitário), dentre tantas outras que somos pioneiros”, afirmou Luciano Cabral, presidente da CBDU. Segundo ele, a entidade tem se preocupado não só em atender delegações e atletas, mas também com a difusão da cultura brasileira. “Queremos difundir a imagem do Brasil, que é um país que produz, que é referência e que é inovador”, disse.  A Casa Brasil ficará aberta até o fechamento dos Jogos, em 30 de agosto.

“É fantástico termos um espaço como esse, que vem a complementar o que temos feito. Além de atuarmos com comércio, que é nossa atividade principal, temos nos preocupado em difundir outras áreas do Brasil, especialmente a cultural”, afirmou Fábio Guimarães, diretor do Escritório Comercial do Brasil em Taipei.

O Brasil na Universíade

A delegação brasileira na Universíade conta com 300 pessoas entre oficiais, técnicos, médicos e atletas. Dos 183 esportistas, 45% são bolsistas do Ministério do Esporte e disputam 14 modalidades: atletismo, badminton, esgrima, natação, saltos ornamentais, taekwondo, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Para a viagem da delegação, o Ministério do Esporte empenhou mais de R$ 6,1 milhões para a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A verba contempla desde passagens e hospedagens dos atletas e da comissão técnica até custos como taxas de inscrição, seguro de viagem, alimentação e uniformes.

A Universíade reúne cerca de 7,7 mil alunos-atletas de 170 países, em competições de 21 modalidades. Além das 14 com participação brasileira, há disputas de basquete, ginástica artística, polo aquático, tiro com arco, beisebol, golfe e patinação.

Leonardo Dalla, de Taipei - rededoesporte.gov.br

Universíade Taipei 2017 - Rodapé