Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canal de Deodoro recebe o Mundial de Canoagem Slalom a partir desta terça (25.09)

Atletismo

24/09/2018 08h57

Canoagem

Canal de Deodoro recebe o Mundial de Canoagem Slalom a partir desta terça (25.09)

Competição vai reunir 300 atletas de 40 países no Rio de Janeiro. Estrutura que abrigou os Jogos Olímpicos se consolida como um dos principais palcos internacionais da modalidade

Canal de Deodoro foi o palco da canoagem slalom nos Jogos Rio 2016 e recebe esta semana o Mundial da modalidade. Foto: rededoesporte.gov.br

O Canal Olímpico no Complexo Esportivo de Deodoro se consolidou como uma das principais instalações da canoagem slalom no cenário internacional. A instalação recebeu nos últimos anos as principais competições da modalidade, como os Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos, Olimpíadas e, a partir desta terça (25.09), será palco do Campeonato Mundial, com estimativa de 300 atletas, de 40 países. Entre eles, dez representantes da Seleção Brasileira (confira infográfico)

"Em questão de tecnologia, desempenho e parte técnica, não tem pista melhor que essa no mundo"
Pepê Gonçalves, finalista nos Jogos Rio 2016

As disputas individuais serão no C1 e K1 (canoa e caiaque individuais e por equipes), tanto feminino quanto masculino. Na dupla, as provas são no C2 (canoa em dupla mista). O mundial terá também a categoria radical K1 Extremo Cross, onde os canoístas, tanto homens quanto mulheres, largam juntos de uma plataforma suspensa direto na pista de competição.

"Receber o Mundial e todas as outras grandes competições de canoagem slalom comprova que a manutenção do legado olímpico é fundamental para o desenvolvimento do esporte no país", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini.

Palco dos Jogos Rio 2016, as corredeiras artificiais de Deodoro são consideradas por muitos atletas como um mix de outras pistas internacionais, garantindo um desafio técnico, rápido e forte aos canoístas. "Em questão de tecnologia, desempenho e parte técnica, não tem pista melhor que essa no mundo", avaliou Pepê Gonçalves, finalista olímpico nos Jogos Rio 2016.

No início do ano, a Seleção Brasileira passou um período de quatro meses de treinos no Rio de Janeiro. Hospedados na região da Barra, os atletas fizeram a parte técnica e tática nas corredeiras do Canal de Deodoro e a parte física na academia do Centro Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra.

"Foi um crescimento e desenvolvimento muito grande ter vindo para o Rio. A gente consegue juntar tudo o que precisa para garantir um desempenho ainda melhor nas corredeiras. Temos uma das melhores pistas do mundo. Conseguimos ali fazer três horas de treinamento por dia", avaliou Ana Sátila, medalhista em mundiais e representante do Brasil nos Jogos Rio 2016.

Após o período de treinamento no Canal de Deodoro, os brasileiros participaram do Rio Open no início do ano. Em abril, os atletas retornaram aos treinos em Foz do Iguaçu, estrutura que costuma abrigar a seleção, antes de viagens internacionais para as etapas da Copa do Mundo e dos Mundiais Jr. e Sub23.

Blocos que delimitam o percurso podem ser posicionados de maneiras diversas. Foto: rededoesporte.gov.br

Customizável

Inaugurado no dia 23 de dezembro de 2015, o Canal de Deodoro tem 250 metros de extensão, com 4,5m de descenso entre a cabeceira e o fim do percurso. O fluxo de água de 12 m³/s é oferecido por quatro bombas independentes. A configuração das corredeiras é controlada por RapidBlocks, um sistema modular de blocos que foi desenvolvido para a construção do Lee Valley White Water Centre, que sediou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Os blocos azuis podem ser empilhados e fixados no fundo do canal em vários pontos da pista, o que permite criar diferentes cursos dágua quando as bombas são ligadas. As "portas", obstáculos que os atletas precisam atravessar, são suspensas por cabos que cruzam o canal de margem a margem, garantindo agilidade na hora de customizar o percurso.

Além da pista de competição, o parque oferece uma pista de treinamentos com 160m de extensão e um descenso de 2.6m entre a cabeceira e o final do percurso, com um fluxo de água de até 10 m³/s.

Evolução da modalidade

A canoagem slalom é um dos esportes mais radicais do calendário dos Jogos Olímpicos. O Brasil conta atualmente com duas pistas para a prática da modalidade: além do Centro de Deodoro, há o Canal de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). A ideia da confederação é utilizar as instalações para difundir a modalidade no país.

"Esperamos transformar o Canal Rio em um grande formador de canoístas. A ideia da confederação é manter os treinamentos da equipe principal em Foz do Iguaçu e no Canal Rio, além de fomentar a base com a instalação de núcleos de canoagem nos moldes do Projeto Meninos do Lago (Itaipu Binacional) em Deodoro e em outros locais pelo país", explicou Tomasini.

Breno Barros, do Rio de Janeiro - Rededoesporte.gov.br