Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeonato Brasileiro de Wrestling definirá equipe para os Jogos Pan-Americanos

Lutas

14/05/2019 16h16

Wrestling

Campeonato Brasileiro de Wrestling definirá equipe para os Jogos Pan-Americanos

Atletas dos três estilos olímpicos da modalidade se enfrentam neste sábado (18.05), a partir das 10h, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro

Os principais atletas de wrestling do país lutam neste sábado (18.05) o Campeonato Brasileiro de Wrestling 2019, a partir das 10h, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A competição contará com 30 categorias, dez em cada estilo olímpico: greco-romano, wrestling feminino e livre. Além dos campeões nacionais, o torneio vai definir os nove atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, marcando ainda o retorno às competições nacionais de duas das principais lutadoras do wrestling brasileiros: Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014 e, Joice Silva, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.

"Estou bastante ansiosa e com saudade de competir. Minha vida inteira foi competir e foi difícil ter de ficar esse tempo todo fora de competição. Mas também não estou criando expectativa quanto ao desempenho, quero chegar e lutar. Minha vida é lutar ", explicou Aline Silva, atleta olímpica nos Jogos Rio 2016.

Aline Silva ficou fora de competições em virtude de uma trombose em 2017, e no ano seguinte passou mais oito meses em recuperação de uma cirurgia nos ligamentos do joelho direito. Em processo para readquirir ritmo de luta, Aline venceu a etapa brasileira do Beach Wrestling World Series, circuito mundial de Beach Wrestling, versão das areias do wrestling olímpico e demonstrou estar preparada para voltar aos tapetes de luta nacionais.

#PraCegoVer: Fotografia mostra o atleta Joilson Junior com os braços cruzados, em pé no tatame de wrestling.
Joilson Junior garantiu a classificação da categoria, mas precisa do título brasileiro para confirmar a vaga em Lima. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Já Joice Silva fez uma pausa na carreira para ter o filho Christian José, hoje com 2 anos. Dona do único título do wrestling nacional nos Jogos Pan-Americanos, Joice retorna aos tapetes uma categoria acima da que defendeu no ciclo olímpico do Rio, até 57kg. No Brasileiro, a carioca luta até 62kg, mesma divisão da campeã pan-americana e quinta colocada no ranking mundial, a goiana radicada em São José dos Campos, Lais Nunes.

"Estou, acima de tudo, empolgada e feliz por voltar a fazer o que gosto. Sei que enquanto tive neném não pude dedicar tempo integral ao esporte e as outras meninas estavam treinando com tudo. Tenho consciência de que vai ser um campeonato mais difícil por causa desse nível de treinamento. Mas estou feliz e pronta para mais uma batalha", afirmou Joice, única atleta do wrestling feminino a representar o Brasil em duas edições de Jogos Olímpicos diferentes, em Londres 2012 e no Rio 2016.

Vaga nos Jogos Pan-Americanos

Em competições anteriores, como os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, no ano passado, e as edições de 2018 e 2019 do Pan-Americano de Wrestling, nove brasileiros garantiram a classificação de suas categorias para os Jogos Pan-Americanos de Lima. São eles: Aline Silva, Giullia Penalber, Joilson Junior, Angelo Moreira, Kamila Barbosa, Gracyenne Helena, Daniel Nascimento, Antoine Jaoude e Lais Nunes.

Agora, para confirmar a vaga pessoal, esses atletas precisam faturar o título brasileiro. Caso outro lutador vença, durante o torneio no Rio, a categoria classificada, uma seletiva será realizada na sequência. Em Lima, o wrestling terá a disputa de 18 categorias de peso (seis em cada estilo). O Brasil é presença confirmada em nove divisões: até 67kg e 77kg no estilo greco-romano; até 50kg, até 53kg, até 57kg, até 62kg e até 76kg no wrestling feminino; e até 57kg e 125kg no estilo livre.

Programação

Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro
Dia: sábado (18.05)
Horário: 10h – Eliminatórias e repescagem – estilo greco-romano e wrestling feminino
13h – Finais e premiação – estilo greco-romano e wrestling feminino
14h – Eliminatórias e repescagem – estilo livre
18h – Finais – estilo livre
Entrada: Gratuita

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)