Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeão pan-americano, Marlon Zanotelli vence concurso de salto cinco estrelas na Holanda

Hipismo

14/09/2020 11h44

Hipismo

Campeão pan-americano, Marlon Zanotelli vence concurso de salto cinco estrelas na Holanda

Montando Icarus, o brasileiro foi o único a garantir duplo zero na disputa de 1.50m e 1.55m em Valkenswaard

O brasileiro Marlon Zanotelli, montando Icarus, venceu, neste domingo (13.09), o Concurso de Salto Internacional cinco estrelas em Valkenswaard, na Holanda. O conjunto (nome dado à dupla formada pelo cavalo e seu cavaleiro ou amazonas) do brasileiro foi o único a garantir um duplo zero com obstáculos a 1.50m e 1.55m. A disputa em duas voltas contou com 21 conjuntos e Marlon, dono de dois ouros (individual e por equipes) nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, registrou o tempo de 64s29.

Marlon Zanotelli. Foto: Sportfot

A segunda colocação ficou com a australiana Edwina Tops Alexander, que montando Identiy Vitserole zerou a 1ª volta e fechou em 62s13, mas com uma falta. O belga Jos Verlooy, com Jocobien Dwear Hagen, ficou em terceiro lugar, também com uma falta, em 63s22. A disputa distribuiu 85 mil euros em premiação.

No sábado (12.09), Marlon por muito pouco não venceu seu 2º GP cinco estrelas em 14 dias, uma vez que a primeira vitória em um GP cinco estrelas foi no Hubside Jumping Grimaud St Tropez, no dia 29 de agosto.

Na ocasião, Marlon montou VDL Edgar, o mesmo com o qual disputou o GP Global Champions de Valkenswaard, em que a vitória lhe escapou por pouco com uma falta no último obstáculo do desempate, em 44s23, melhor tempo da prova, fechando em 7º lugar. A vitória no GP, com premiação de 300 mil euros, foi do belga Gregory Whathelet com Nevados, seguido pelo campeão olímpico britânico Scott Brash montando Hello Jefferson, que zeraram em 44s62 e 45s71, respectivamente.

Ambas as disputas foram válidas pelo Ranking Mundial FEI Longines em que o Marlon, 32 anos, maranhense radicado na Europa há mais de uma década, é o atual melhor brasileiro, na 16ª colocação (com eventos válidos até 31/8/2020), subindo duas posições em relação ao mês anterior. O cavaleiro está entre os fortes candidatos a uma vaga na seleção de Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, postergados para o ano que vem.

Fonte: Confederação Brasileira de Hipismo