Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeão Olímpico 1992, Jorge Édson comanda equipe paranaense nos Jogos Escolares

Atletismo

22/11/2017 16h21

Jogos Escolares

Campeão Olímpico 1992, Jorge Édson comanda equipe paranaense nos Jogos Escolares

Técnico do Colégio Expoente e do Clube Curitibano pretende formar base para montar time competitivo na Superliga

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Jorge Édson Brito comanda o time feminino de vôlei do Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba (PR) nos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017, para atletas de 15 a 17 anos. Essa é a sua segunda experiência na maior competição escolar do país. Em 2009, ele foi o técnico do Colégio Sion na competição para jovens de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG).

voleijogosescolares.jpg
Treinador defendeu a seleção de vôlei nos Jogos de Barcelona 1992. <br /> Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

Jorge Édson iniciou sua carreira como auxiliar de José Roberto Guimarães em 2002, no Sorocaba. Trabalhou ainda com a dupla Zé Roberto e Paulo Coco no Finasa e, desde então, atua como treinador. Em abril desse ano, foi técnico do Curitibano na Superliga B. A equipe alcançou a final da competição, foi derrotada pelo Barueri, do próprio Zé Roberto, que subiu para a elite do voleibol feminino.

"Nossa equipe adulta foi desmontada, mas continuo no Curitibano, que tem uma parceria com o Colégio Expoente. O objetivo é fortalecer a base, privilegiar as jovens atletas e não formar uma equipe catada. Temos que ter condições para montar um projeto à longo prazo. A parceria entre Expoente e Curitibano tem esse objetivo. As jovens atletas ganham bolsa de estudo, alimentação e moradia. Inclusive nos dias 6 e 8 de dezembro faremos uma peneira no Curitibano para atletas nascidas entre 2001 e 2006", disse Jorge Édson.

O Expoente conta com atletas de diversas cidades paranaenses como a oposta Tainá Anschau, de Toledo, e a ponta Maria Julia, de Palmas. Já a meio de rede Andressa Oliveira é de Uberlândia (MG) e mora na capital paranaense desde agosto de 2016.

"Joguei no Sesi e no Praia Clube, ambos de Uberlândia, e depois do Campeonato Brasileiro de seleções do ano passado recebi o convite para estudar e jogar pelo Expoente e pelo Curitibano. Claro que eu sinto saudade da família, é um pouco complicado, mas a experiência está sendo ótima. Moro com outras três meninas, a gente vai junta para a escola, almoça e treina juntas, estamos sempre unidas o que também fortalece a equipe", afirmou Maria Julia.

O Colégio Expoente estreou nos Jogos Escolares da Juventude com uma vitória por 2 sets a 0 (25/17 e 25/19) sobre o IE Colégio e Curso, de Recife (PE), na terça-feira. Na manhã desta quarta, a equipe foi derrotada pelo Colégio Amplo, de Brusque (SC), grande favorito ao título da primeira divisão. Quinta-feira, as paranaenses definem classificação para as semifinais contra o Sistema Elite de Ensino Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ).

A medalha de ouro do vôlei masculino nos Jogos de Barcelona 1992 foi a primeira conquista olímpica do país entre todos os esportes coletivos. A equipe contava com estrelas do esporte nacional como Marcelo Negrão, Giovane Gávio, Maurício Lima, Janelson, Douglas Chiarotti, Talmo, entre outros. Naquele ano, além do ouro no vôlei, o Brasil subiu no alto do pódio com o judoca Rogério Sampaio e conquistou a medalha de prata na natação com Gustavo Borges, nos 100m livre.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil