Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano mantém hegemonia continental e conquista o Campeonato Pan-Americano

Tenis de mesa

07/11/2022 09h21

Tênis de Mesa

Calderano mantém hegemonia continental e conquista o Campeonato Pan-Americano

Brasileiro se impõe sobre o norte-americano Kanak Jha em quatro sets diretos. Brasil fecha a participação no torneio com seis medalhas: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze

O Brasil fechou a participação no Campeonato Pan-Americano com a manutenção de uma hegemonia. Neste domingo (6.11), na chilena Santiago, Hugo Calderano bateu o norte-americano Kanak Jha por 4 sets a 0 e obteve a medalha de ouro no individual masculino (15/13, 11/8, 11/8 e 11/8). A dupla feminina, formada por Luca Kumahara e Bruna Takahashi, perdeu a final em 3 a 0 para Amy Wang e Rachel Sung, dos Estados Unidos, terminando com a prata (11/7, 9/11, 7/11, 13/11 e 10/12). Já a dupla masculina, com Eric Jouti e Vitor Ishiy foi bronze.

Com o título, além da medalha de ouro, Calderano faturou 500 pontos no ranking mundial, além de vagas no Mundial e nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Também manteve dois tabus: oito anos de invencibilidade em torneios individuais diante de atletas continentais e vencer a competência individual em todos os Pan-Americanos que disputou.

Foto: WTT

“Sei que já ganhei muitas vezes o Pan-Americano, mas esse é especial”, comentou Calderano, emocionado. “Sabia que o mais importante era estar bem mentalmente, pois fisicamente sabia que não estaria”, acrescentou o mesatenista, que perdeu três quilos na China em função de dificuldades de alimentação. O brasileiro é vegetariano.

“Meu ano não foi fácil e estou cansado. Tem dois meses que não vou para casa e vim direto da China. Foram horas de viagem e outras dedicadas aos treinamentos”, desabafou.

O Brasil fechou a participação no Pan-Americano com seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. Além de Calderano, a equipe masculina, a feminina e a dupla mista (Bruna Takahashi e Vitor Ishiy) subiram ao ponto mais nobre do pódio. A prata coube a Luca Kumahara e Bruna Takahashi, na dupla feminina. E Eric Jouti e Vitor Ishiy conquistaram o bronze na dupla masculina.

O jogo

Na final individual, Calderano deu aula de backhands e de jogo defensivo. No primeiro set, abriu vantagem de 5 a 1, dando a errada impressão de que venceria com facilidade. Jha reagiu e buscou o empate em seis, abrindo na sequência para 8 x 6. O brasileiro retomou a ofensiva e a liderança em 9 a 8, com o set seguindo ao desempate. E depois de muito batalhar, Calderano chegou a 15 pontos contra 13, enfim abrindo 1 a 0 no jogo.

Na segunda parcial, o jogo parecia ter mudado em favor de Jha, que abriu 4 x 0. Calderano precisou reencontrar o foco e buscou o empate em 5 x 5. Depois, ligou o modo turbo e abusando do backhand, abrindo 10 x 5. Na sequência, administrou a vantagem para fechar em 11 x 8, chegando a 2 sets a 0 na partida.

No terceiro set, Calderano fez da defesa o ataque. Apostando nas trocas de bola para cansar o norte-americano, abriu uma vantagem de 6 x 4, obrigando Jha a solicitar tempo. No retorno, deu trabalho por dois pontos, mas o brasileiro obteve um ponto espetacular, que fez murchar a reação do ianque. Depois, pisou no acelerador para fechar em novos 11 x 8 e fazer 3 sets a 0.

O quarto set foi um jogo de ‘Gato e Rato’. No tudo ou nada, Jha colocou às últimas forças que tinha à mesa, enquanto Calderano ficou pacientemente na espreita, esperando uma demonstração de fraqueza do adversário para passar à frente. Kanak chegou a ter 8 x 5, mas o brasileiro encaixou seis pontos diretos para fechar em 11 x 8 o set e o jogo em 4 sets a 0.

Dupla feminina

A segunda medalha do dia em Santiago veio com Luca Kumahara e Bruna Takahashi, na dupla feminina, que primeiro tiveram que passar pelas irmãs Adriana e Melanie Diaz, de Porto Rico, na semifinal. O triunfo por 3 a 0 teve como parciais 11/7, 11/3 e 11/7. A final, contra Amy Wang e Rachel Sung foi um jogaço, decidido em cinco tensos sets a favor das norte-americanas (11/7, 9/11, 7/11, 13/11, 10/12).

Na dupla masculina, Eric Jouti e Vitor Ishiy caíram na semifinal diante dos medalhistas de ouro Horacio Cifuentes e Gaston Alto, da Argentina. O revés, por 3 sets a 1, teve como parciais 7/11, 4/11, 11/3 e 6/11. Derrota à parte, os mesa-tenistas conquistaram mais uma medalha para o Brasil, desta feita de bronze.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa