Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano faz jogo parelho, mas fica com o bronze na República Tcheca

Tenis de mesa

25/08/2019 12h00

Tênis de mesa

Calderano faz jogo parelho, mas fica com o bronze na República Tcheca

Brasileiro foi superado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov por 4 a 2 na semifinal da etapa de Olomouc do circuito mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano encerrou neste domingo (25.08) a campanha no Aberto da República Tcheca de tênis de mesa, disputado em Olomouc, com a medalha de bronze. O brasileiro foi superado na semifinal pelo alemão Dimitrij Ovtcharov por 4 sets a 2, em parciais de 11/7, 9/11, 6/11, 11/13, 11/6 e 9/11, em 1h04min de jogo. O título do torneio ficou com o jovem Lin Yun-Ju, de apenas 18 anos, da China Taipei, que superou o alemão por 4 sets a 1 na decisão. 

Calderano durante a campanha na República Tcheca. Foto: ITTF

Hugo sabia que a semifinal era um duelo difícil, complicado. Ovtcharov, de 30 anos, já frequentou o topo do ranking mundial e se manteve por anos entre os cinco melhores. Atualmente é o décimo primeiro da listagem da Federação Internacional (ITTF). Hugo, atual número seis do mundo, vinha de duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima (individual e duplas masculinas), com a consequente conquista da vaga olímpica.

No início da partida, o brasileiro mostrou consistência e domínio das ações, tanto nos ataques de forehand quanto nos contra-ataques de backhand. Com isso, fechou a primeira parcial com tranquilidade, em 11/7. Na sequência, contudo, Ovtcharov conseguiu se adaptar ao jogo do brasileiro e passou a criar dificuldades para Calderano na recepção e nas trocas de bola. Com isso, venceu a segunda e a terceira parcial.

Na quarta, houve grande equilíbrio o tempo todo, mas Ovtcharov teve precisão nos momentos decisivos. Calderano salvou três set points, mas no quarto cedeu a parcial num erro não forçado. Com 1 x 3 no placar, não havia mais margem para erro. Na quinta parcial, Hugo soube se impor e fechou em 11/6 e parecia caminhar da mesma forma no sexto set. O brasileiro chegou a abrir 8 x 4, mas o alemão conseguiu uma sequência de cinco pontos seguidos para virar em 8 x 9. Calderano ainda empatou em 9 x 9, mas Ovtcharov fechou em 11/9 e carimbou o passaporte para a decisão.  

Em Olomouc, Calderano teve uma campanha bem expressiva. Venceu o brasileiro Gustavo Tsuboi na fase de 32, por 4 sets a 1, passou pelo indiano Sathian Gnanasekaran nas oitavas por 4 sets a 0 e superou nas quartas o russo Alexander Shibaev por 4 a 1, todos atletas do top 40 do ranking mundial.

Calderano é integrante do Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O mesatenista faz parte da categoria Pódio, a principal do programa. No tênis de mesa como um todo, o programa chega atualmente a 121 atletas, num investimento de R$ 2,8 milhões por ano.

Rededoesporte.gov.br