Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bruno Schimdt e Evandro estreiam com vitória no vôlei de praia

Volei de praia

25/07/2021 03h19

TÓQUIO 2021

Bruno Schimdt e Evandro estreiam com vitória no vôlei de praia

Brasileiros superaram dupla chilena e voltam à quadra na terça-feira (27.07), às 3h da manhã, no horário do Brasil

O campeão olímpico do Rio 2016 Bruno Schimdt e seu parceiro, o campeão mundial Evandro, estrearam com vitória a caminhada no vôlei de praia. Neste domingo (25.07), os brasileiros enfrentaram os chilenos Marco e Esteban Grimalt e deixaram as areias com um triunfo por 2 x 1, com parciais de 21/15, 16/21 e 15/12.

Foto: Christian Dawes/COB

“Não precisamos vencer todos os jogos de 2 a 0. Precisamos nos manter vivos e fazer esse torneio ser o mais longo possível para nós. Vocês podem me chamar de maluco, mas eu gostei da forma como começamos. Jogo duro, de três sets, com calor e bons adversários. Tivemos que encarar todas as dificuldades de um jogo. Na minha opinião, tenho que agradecer ter passado por esse desafio. Agora me sinto preparado para tudo”, disse Bruno.

Investimentos federais

No ciclo Rio 2016 - Tóquio 2021, o Governo Federal Brasileiro investiu de forma direta, via Bolsa Atleta, mais de R$ 9 milhões no vôlei de praia. Os recursos foram suficientes para viabilizar a concessão de 259 bolsas para atletas da modalidade.

Evandro concordou com o companheiro. Eles voltam à quadra na terça-feira (27.07), às 15h do Japão (3h da manhã no horário de Brasília).

“Passar por momentos de dificuldade logo na estreia é muito válido para entrar logo na competição. Nosso primeiro set foi muito bom e é dessa forma que queremos jogar. No segundo, erramos alguns saques. Bruno me deu uns toques bons, pediu para eu sorrir mais, jogar leve para o nosso jogo voltar. E foi o que aconteceu. Jogo de vôlei de praia é assim, um jogo de paciência, um ajudando o outro, e foi isso o que o Bruno fez comigo, me chamou para o jogo. Conseguimos sair com a vitória, que era o mais importante”, avaliou.

História

Um dos precursores do vôlei de praia, o Brasil tem um histórico vasto de medalhas na modalidade. Desde que o esporte entrou no programa olímpico, em Atlanta 1996, o país foi ao pódio 13 vezes. As mais recentes nos Jogos Rio 2016. Alison e Bruno Schmidt conquistaram o ouro na disputa masculina, enquanto Agatha e Bárbara ficaram com a prata no feminino.

No geral, a contribuição feminina no vôlei de praia é maior. São 10 medalhistas na modalidade, contra sete masculinas. O primeiro ouro nacional veio com Jacqueline e Sandra, em Atlanta 1996. Depois delas, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio duas vezes: uma em Atenas 2004, com Emanuel e Ricardo, e outra no Rio 2016, com Alison e Bruno.

Em Tóquio, as competições do vôlei de praia começaram no dia 24 de julho e prosseguem até 7 de agosto. No total, 24 equipes lutam pelo pódio, com o limite de duas seleções por país em cada naipe. O Brasil terá as duas duplas no masculino e duas no feminino.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil e rededoesporte.gov.br