Você está aqui: Página Inicial / Notícias / BRTs ganham novo Centro de Controle Operacional

26/05/2014 11h22

BRTs ganham novo Centro de Controle Operacional

Interligado ao COR, novo espaço vai maximizar os serviços nos corredores expressos

Às vésperas da entrega da Transcarioca, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou na última sexta-feira (23/05) o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema BRTs. Tanto a Transoeste quanto a Transcarioca, que será inaugurada em 1º de junho, serão monitoradas pelos 100 telões de 46” em LED, numa área de 1,3 mil m² distribuída em dois andares, ao lado do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Futuramente, a Transolímpica e a Transbrasil também serão monitoradas pelo CCO.

Cidade Olímpica/Divulgação
Cidade Olímpica/Divulgação # Os 100 telões de 46” em LED controlam as viagens dos ônibus dos corredores expressos
Os 100 telões de 46” em LED controlam as viagens dos ônibus dos corredores expressos

Integrado ao Centro de Operações Rio (COR) da Prefeitura, o novo espaço permite aos controladores do BRT planejar e acompanhar as viagens de todos os ônibus dos corredores expressos, além de monitorar as estações e possíveis situações de emergência. O investimento de R$ 8 milhões é integralmente custeado pelas Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus).

“É para melhorar muito a vida das pessoas”, disse o prefeito. “O CCO permite que o sistema BRT funcione melhor. E, à medida que a gestão e a operação do sistema melhorem, tudo pode melhorar: eventuais superlotações e atrasos podem diminuir, por exemplo. Estamos dando mais qualidade ao sistema BRT”, afirmou Paes.

Com a inauguração da Transcarioca em 1º de junho e a entrada em operação do novo BRT no dia seguinte, 285 ônibus articulados e 775 alimentadores serão monitorados pelo CCO, onde trabalharão cerca de 50 profissionais, dividindo-se em turnos de  24 horas, sete dias por semana. “Com o CCO, é possível ter agilidade para redimensionar frotas e alterar roteiros conforme a demanda ou imprevistos que aconteçam no dia a dia da cidade”, disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Por meio do CCO, podem ser controlados horários de partida de ônibus e tempos de viagem, além da geração de indicadores e relatórios que resultarão em intervalos regulares do sistema BRT.

Fonte: Cidade Olímpica