Atletismo
Budapeste 2019
Brasileiros passam pelo primeiro dia com campanha 100% em sete confrontos no Mundial de Tênis de Mesa
Ainda é uma fase preliminar, classificatória, mas terminar o primeiro dia de um Mundial de tênis de mesa com sete vitórias em sete jogos, 25 sets conquistados e apenas dois perdidos, merece registro. Sete dos oito atletas da Seleção Brasileira entraram em cena na abertura do torneio disputado em Budapeste, na Hungria. Foram quatro partidas na chave individual e três na de duplas mistas, com 100% de aproveitamento.
"Claro que todo mundo sabe que daqui para frente fica mais difícil, mas o importante é que temos evoluído. Há dez, 15 anos, a gente não entrava como favorito nessa fase. O resultado não vem do nada"
Hugo Hoyama, técnico da seleção brasileira
Com os resultados, as parcerias entre Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi e entre Eric Jouti e Lin Gui garantiram vaga na chave principal da competição de duplas mistas. Vitor Ishiy, Jessica Yamada, Lin Gui e Thiago Monteiro fazem um segundo duelo pela fase de grupos nesta segunda-feira (22.04), na tentativa de garantir o mesmo feito na chave de simples. Ao todo, serão nove compromissos com brasileiros envolvidos (veja abaixo).
"Isso ajuda, motiva. Claro que todo mundo sabe que daqui para frente fica bem mais difícil, mas o importante é ficar claro que temos evoluído. Para a gente poder começar desse jeito, o nosso nível precisou melhorar. Há dez, 15 anos, a gente não entrava como favorito nas chaves iniciais. Não é um resultado que vem do nada. É resultado de um trabalho realizado desde lá atrás que mostra que podemos ter esse tipo de início", afirmou o técnico Hugo Hoyama.
"Estamos numa fatia de cima da tabela do alto nível. Ainda não estamos no topo, mas somos um grupo de qualidade e temos chances reais de colocar os cinco atletas do masculino na chave principal", afirmou o técnico Francisco Arado, o Paco. Três dos cinco já estão lá e esperam os adversários da estreia na terça, com os 128 melhores: Hugo Calderano (sétimo do ranking mundial), Gustavo Tsuboi (número 40) e Eric Jouti (74). Vitor Ishiy, que superou o consistente neozelandês Nathan Xu por 4 sets a 1, decide a vaga de seu grupo contra Abiodun Lawal, do Congo. Thiago Monteiro, que passou por Haitham Al-Mandhari, de Omã, enfrenta Alfredas Udra, da Lituânia.
No feminino, a tarefa mais difícil será de Jessica Yamada. Ela tem pela frente Hsing-Yin Liu, de China Taipei, a partir das 9h15 (de Brasília). "Há uns seis anos joguei contra ela e perdi. É um jogo em que preciso me preparar bem. Quero essa vaga na chave principal. Não lembro de ter algo que ela fazia que me incomodava demais. Nada que fosse um empecilho verdadeiro", disse Jéssica, que teve estreia tranquila contra Mimoza Tynaeva, do Quirguistão, com parciais de 11/1, 11/5, 11/4 e 11/1.
Lin Gui, por sua vez, teve mais de trabalho diante da grega Maria Christoforaki, número 556 do mundo. A vitória veio por 4 sets a 1, com 11/7, 11/8, 9/11, 11/7 e 11/9 nas parciais. A partida que decide a classificação da brasileira para a chave principal será a partir das 6h15 (de Brasília), diante da mongol Bolor Erdene. A outra brasileira na delegação, Bruna Takahashi, 64ª do ranking mundial, já começará a competição na chave principal.
Duplas mistas
Com o charme de ter sido integrada ao programa olímpico dos Jogos de Tóquio, a competição de duplas mistas também passou a integrar o cardápio de opções da Seleção Brasileira. Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi, contudo, são uma parceria em construção, montada às portas do Mundial. Ainda tentam encontrar o melhor estilo para se adaptarem um ao outro.
"É basicamente isso. Nunca jogamos juntos nem treinamos. Aqui é a primeira oportunidade. Ainda estamos tentando nos entender. A forma como ela saca normalmente, por exemplo, a recepção vem para mim um pouco diferente. Estranhei no início, mas estamos conseguindo ajustar", afirmou Tsuboi.
Acostumada a jogar ao lado de atletas destros e, em função disso, sacar na posição de backhand, Bruna explica que precisou ajustar posicionamento e precisão. "Eu estava um pouco nervosa porque nunca joguei com canhoto. Aí, no forehand, às vezes o saque que era para ser curto saía mais para médio", disse Bruna.
Mesmo ainda nessa fase de acertos, Bruna e Gustavo venceram os dois compromissos deste domingo por 3 sets a 0 e garantiram vaga na chave principal das duplas mistas. No primeiro jogo, passaram sem sustos pela frágil parceria dos jordanianos Zeyad Aldmaisy e Sewar Abduyaman (11/6, 11/6 e 11/4).
Na sequência, saíram de um placar de 1 x 6 no primeiro set para virar para 11 x 6 e fechar com autoridade a partida diante de Ioannis Sgouropoulos e Maria Christoforaki, da Grécia (11/6, 11/8 e 11/6). "O grego foi campeão europeu sub-21, é um ótimo atleta, mas não deixamos ele fazer muita coisa. Neutralizamos a dupla deles. Foi positivo", avaliou Tsuboi. Na chave principal, com as 64 melhores duplas, o batismo da parceria nacional será diante de uma forte equipe, composta pelos suecos Mathias Falck e Matilda Ekholm.
Mais habituados a atuar ao lado um do outro, Eric Jouti e Lin Gui não tiveram qualquer dificuldade diante de Cheng Chi Cheong e Cheng Kuok, de Macau: 11/6, 11/5 e 11/3. Na chave principal, eles vão enfrentar os norte-coreanos Song Ham Yu e Sim Cha Hyo num duelo que vale um posto entre os 32 melhores do mundo.
Investimento
Sete dos oito atletas brasileiros em Budapeste integram atualmente o Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, num investimento estimado em R$ 274 mil por ano. Jéssica Yamada, assídua como bolsista entre 2010 a 2017, é a única que não está atualmente vinculada.
No ciclo olímpico atual rumo aos Jogos de Tóquio, o tênis de mesa já teve 395 atletas contemplados pelo programa, com R$ 5,6 milhões em investimentos. Atualmente, há 247 inscritos, com 125 atletas olímpicos, 112 paralímpicos e outros dez no Bolsa Pódio (Calderano e nove esportistas paralímpicos).
RESULTADOS (21.04)
Duplas mistas
Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi 3 x 0 Zeyad Aldmaisy e Sewar Abduyaman (JOR) - 11/6, 11/6 e 11/4
Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi 3 x 0 Ioannis Sgouropoulos e Maria Christoforaki (GRE) - 11/6, 11/8 e 11/6
Eric Jouti e Lin Gui 3 x 0 Cheng Chi Cheong e Cheng Kuok (MAC) - 11/6, 11/5 e 11/3
Individual masculino
Thiago Monteiro 4 x 0 Haitham Al-Mandhari (OMA) - 11/5, 11/6, 11/1 e 11/4
Vitor Ishiy 4 x 1 Nathan Xu (NZL) - 11/3, 11/6, 10/12, 11/8 e 11/8
Individual feminino
Jessica Yamada 4 x 0 Mimoza Tynaeva (KGZ) - 11/1, 11/5, 11/4 e 11/1
Gui Lin 4 x 1 Maria Christoforaki (GRE) - 11/7, 11/8, 9/11, 11/7 e 11/9
PROGRAMAÇÃO
22.04 (Segunda-feira)
Individual feminino
Gui Lin x Bolor Erdene (MGL) - 6h15 (de Brasília-DF)
Jessica Yamada x Hsing-Yin Liu (TPE) - 9h15 (de Brasília-DF)
Individual masculino
Thiago Monteiro x Alfredas Udra (LTU) - 7h (de Brasília-DF)
Vitor Ishiy x Abiodun Lawal (CGO) - 7h45 (de Brasília-DF)
Duplas femininas
Lin Gui e Jessica Yamada x Ilirjana Haliti e Linda Zekiri (KOS) - 10h45 (de Brasília-DF)
Duplas mistas
Eric Jouti e Lin Gui x Yu Song Ham e Hyo Sim Cho (PRK) - 13h (de Brasília-DF)
Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi x Mattias Falck e Matilda Ekholm (SUE) - (de Brasília-DF)
Duplas masculinas
Eric Jouti e Gustavo Tsuboi. A definir
Vitor Ishiy e Thiago Monteiro. A definir
Gustavo Cunha, de Budapeste, na Hungria - rededoesporte.gov.br