Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros fecham Copa do Mundo em Portugal com cinco medalhas

Ginastica artística

27/06/2016 11h28

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Brasileiros fecham Copa do Mundo em Portugal com cinco medalhas

Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Sérgio Sasaki subiram ao pódio do torneio. Ginastas seguem na Europa para treinamentos preparatórios para os Jogos Olímpicos

Mais uma vez, o Brasil encerrou uma Copa do Mundo de Ginástica Artística com saldo positivo. Na etapa de Portugal, realizada no Centro de Alta Performance de Anadia e encerrada no último domingo (26.6), foram cinco medalhas para os atletas do país. A menos de 40 dias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a importância dessas conquistas passa a ser ainda maior para os brasileiros, que, pela primeira vez na história, participam de uma Olimpíada com as duas equipes completas.

No masculino, o representante do Brasil foi Sérgio Sasaki. Após participar da final do cavalo com alças, no sábado, quando somou 12,000 pontos e terminou em  oitavo, no domingo o brasileiro competiu em outros dois aparelhos. Nas paralelas, somou 13,700 e novamente ficou em oitavo. Já no salto, veio a prata, com 15,212 pontos (15,200 no primeiro salto e 15,225 no segundo). O ouro ficou com o chinês Yu Cen, com 15,375, e o bronze com o japonês Wataru Tanigawa, com 15,075.

"Para nós, o ponto positivo é que o Sasaki voltou a saltar bem, o que o deixou em segundo, além de ter ido muito bem nas qualificatórias do cavalo com alças", comentou o técnico Renato Araújo. "Hoje ele fez o salto Dragulesco Grupado, mas, com certeza, nos Jogos Olímpicos ele fará o Carpado", completou.

5cab5fce1b5144b8a6683ffdd4ea407f.jpeg
Flávia Saraiva conquistou o ouro na trave e no solo. Foto: Miriam Jeske/Brasil2016.gov.br

Pelo feminino, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade foram os grandes destaques do dia. A dupla de 16 e 17 anos, respectivamente, conquistou as primeiras colocações na trave e no solo com excelentes notas. Flávia foi a campeã nos dois aparelhos, com 15,125 na trave e 14,350 no solo. Rebeca ficou com a prata na trave, com 14,125, e no solo, com 14,100. Nos dois aparelhos, as brasileiras aumentaram as notas em relação às classificatórias da competição. No sábado, a finalista brasileira foi Lorrane dos Santos, que participou das barras assimétricas e terminou em quinto lugar.

Após a Copa do Mundo, Sasaki e o técnico Renato Araújo embarcam para Magglingen, na Suíça, para treinamentos e amistoso com a seleção da casa. Para o mesmo compromisso, seguem do Brasil os ginastas Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bitencourt. Já pelo feminino, Flávia, Lorrane e Rebeca continuam em Portugal para treinos. Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon e Milena Theodoro juntam-se ao treino das atletas.

Delegação brasileira

Seleção de Ginástica Artística Masculina
Ginasta: Sérgio Sasaki
Técnico: Renato Araújo
Fisioterapeuta: Ilan Gedanken
Árbitro: Sandro Brasil Santos

Seleção de Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Técnicos: Alexandre Carvalho e Francisco Porath Neto
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitros: Eduardo Junqueira e Jaqueline Gonçalves
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)