Natacao paralímpica
Natação paralímpica
Brasileiros fazem últimos ajustes antes do Parapan-Pacífico de Natação
A seleção brasileira de natação paralímpica disputará em poucas semanas o Parapan-Pacífico 2018, competição mais importante da modalidade este ano. O evento tem data marcada para começar em 9 de agosto e se estenderá até o dia 13 , em Cairns, na Austrália. A equipe conta com 15 nadadores, sendo sete medalhistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, como Daniel Dias, da classe S5, e Phelipe Rodrigues (S10). Ao todo, 19 países participam do evento. Nas semanas derradeiras até a competição, os brasileiros têm feito os últimos ajustes.
As provas serão disputadas em piscina olímpica (50m), no Tobruk Memorial Pool, em Cairns. O sistema de disputas será com eliminatórias com mais de uma classe, e as finais podem ser por classe ou combinadas. "Viajamos dia 28 e treinaremos 10 dias lá. A diferença de fuso-horário será um grande desafio, esse período de treino será importante para os atletas se acostumarem", comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação.
O multimedalhista Daniel Dias (S5) disputará sete provas nesta competição: 50m, 100m e 200m livres, 50m costas, 50m borboleta e dois revezamentos - 4x100m livre 34pontos e 4x50m livre 20pts. "Estou ansioso para essa competição. Afinal, todo treinamento da temporada foi focado para este momento. A expectativa é grande, ainda mais depois do desempenho na Europa que foi bem satisfatório", declarou Daniel Dias, que bateu o recorde mundial na prova dos 50m livres (S5) na etapa de Sheffield da World Series, no início do mês de junho.
O Parapan-Pacífico de natação é realizado a cada quatro anos. A última edição, em 2014, ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Apenas Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos podem sediar a competição, e a organização do evento fica a cargo de seus comitês paralímpicos nacionais (NPC's, sigla em inglês).
» Confira aqui a convocação da seleção brasileira que disputará o Parapan-Pacífico