Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros brilham no Sul-Americano de Cross Country e garantem vaga no Mundial

Atletismo

23/01/2023 11h02

Atletismo

Brasileiros brilham no Sul-Americano de Cross Country e garantem vaga no Mundial

Fábio Jesus e Maria Lucineida venceram a prova de 10km no domingo (23.01)

Fábio Jesus Correia e Maria Lucineida Moreira venceram a prova de 10km do Sul-Americano de Cross Country de atletismo, no domingo (23.01). A disputa ocorreu no Parque Ecológico Jardim Esperança, próximo ao aeroporto municipal de Poços de Caldas (MG), e teve circuito 100% de grama. As vitórias garantiram aos brasileiros vaga no Mundial de Bathurst, na Austrália, em 18 de fevereiro.

Fábio foi o atleta do país mais bem colocado na Corrida de São Silvestre (4º), no dia 31 de dezembro, em São Paulo, e na Corrida de Reis (3º), no dia 15 de janeiro, entre Várzea Grande e Cuiabá (MT). Ele vive grande fase neste início de ano. No Sul-Americano, ele completou o percurso em 33min42s.

Fábio Jesus Correia cruza a linha de chegada dos 10km. Foto: Wagner Sidney Silva/CBAt

“Estou feliz por ter alcançado o objetivo de garantir a participação no Mundial. A competição daqui não foi fácil. O circuito, mesmo plano, está pesado, com grama molhada. Senti um pouco a altitude de mais de 1.200 metros. O ar parecia não satisfazer. Entrei para fazer um ritmo mais forte, mas não deu”, contou ele.

Para 2023, Fábio quer atingir índice para o Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, nos 10.000m, além de garantir seu lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro.

Feminino

Maria Lucineida, 21 anos, conquistou a medalha de ouro completando o circuito em 39min30s, garantindo o bicampeonato sul-americano — também venceu em 2022 em Serra (ES). Ela está indo para o primeiro camping de treinamento em altitude, na Colômbia, em Paipa, nesta segunda-feira (23.01).

“Depois do cross vou focar nos 5.000m nos 10.000m em pista, pensando no Mundial de Budapeste, no Sul-Americano de São Paulo e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago”, projetou Lucineida.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)