Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence Estados Unidos e garante vaga em Tóquio no vôlei sentado

Volei paralímpico

28/08/2019 22h09

Parapan Lima 2019

Brasil vence Estados Unidos e garante vaga em Tóquio no vôlei sentado

Seleção Brasileira foi superior na final, venceu por 3 x 0 e, além do ouro em Lima, está classificada para os Jogos Paralímpicos de 2020

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

O clássico Brasil e Estados Unidos virou tradição nas finais de vôlei sentado nos Jogos Parapan-Americanos. Os países se enfrentam desde 2003 em decisões. Nesta quarta-feira (28.08), as equipes brigaram pela quinta vez consecutiva pelo título e a seleção comandada por Célio Mediato garantiu a medalha de ouro com tranquilidade ao superar os norte-americanos por 3 x 0. Com a conquista, o Brasil ainda assegurou uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

A Seleção Brasileira é a atual segunda melhor do ranking mundial de vôlei sentado. Em Lima, a vitória ampliou o retrospecto de vitórias do país: quatro títulos contra um dos norte-americanos. Dos 12 jogadores da seleção brasileira, oito recebem o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

48639220001_e84fc304a2_k.jpg
Seleção brasileira conquistou medalha de ouro e garantiu vaga em Tóquio 2020. Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

O levantador Daniel Jorge, 38 anos, conhece como ninguém a rivalidade contra os norte-americanos. Há 12 anos na seleção, o curitibano, que começou no esporte paralímpico depois de levar um tiro e ter a perna direita amputada abaixo do joelho por conta de problemas circulatórios, participou em quadra da evolução da modalidade no país.

"É um orgulho fazer parte da história da seleção, além de ter ajudado na evolução do vôlei nacional. Ainda não parei para pensar, mas estamos escrevendo a história da modalidade com esse tetracampeonato. Comemoramos hoje e amanhã vamos pensar em Tóquio 2020", adiantou.

O título dos Jogos Parapan-Americanos de Lima foi conquistado sem dificuldades. No primeiro set, o Brasil venceu por 25/18. Na volta do intervalo, os norte-americanos chegaram a liderar a partida, por 17/12, mas os brasileiros reagiram e viraram o placar para 18/17. A partir daí a equipe comandou o jogo, fechando em 25/22. No último set, os brasileiros garantiram a medalha de ouro, fechando a parcial em 25/12, e a partida em 3 x 0.

"A gente vem trabalhando nos últimos três anos, desde os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Nós terminamos em quarto lugar, perdendo para o Egito na decisão pelo bronze, por 3 x 2. Infelizmente, no Rio não deu. Já no ano passado a gente conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial. Agora, é focar no trabalho para subir ao pódio em Tóquio 2020", completou Daniel Jorge.

48638858933_fd48c0a029_k.jpg
Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

Caminho do ouro

Na estreia do Parapan, a seleção brasileira venceu o Peru por 3 x 0. Na segunda partida, a equipe passou com facilidade pela seleção de Porto Rico, também por 3 x 0. No confronto seguinte, os brasileiros venceram os Estados Unidos por 3 x 1. Contra o Canadá, a equipe verde e amarela garantiu a vitória novamente por 3 x 1. Na última partida da fase de grupos, o time venceu a Colômbia por 3 x 0. Na semifinal, os brasileiros venceram a Colômbia novamente, por 3 x 0.

Entende a modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres com deficiência física ou relacionada à locomoção. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade.

Os sets têm 25 pontos corridos e o tie-break, 15. Ganha a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Breno Barros, de Lima, Peru – rededoesporte.gov.br