Futebol
Copa 2018
Brasil vence a Sérvia por 2 x 0 e encara o México nas oitavas de final
O objetivo inicial do técnico Tite e da Seleção Brasileira foi confirmado na noite desta quarta-feira (27.06), em Moscou. A equipe nacional venceu a Sérvia por 2 x 0, chegou a sete pontos no Grupo E da Copa do Mundo e terminou a primeira fase do torneio na liderança da chave. O meia Paulinho, aproveitando lindo lançamento de Philippe Coutinho aos 38 minutos do primeiro tempo, e Thiago Silva, de cabeça, após escanteio cobrado por Neymar aos 23 minutos do segundo tempo, marcaram os gols brasileiros.
"Todos sabem da minha característica: eu sempre procuro enxergar os espaços, e o Coutinho, que é um craque, um fenômeno, fez uma linda assistência"
Paulinho
"O mais importante para mim é a vitória, a classificação. A minha preocupação é me entregar para o elenco e pouco a pouco vamos alcançando os nossos objetivos", afirmou Paulinho, que até deu uma cutucada nos críticos à sua suposta falta de confiança nos primeiros dois jogos. "Na verdade, venho com confiança faz anos. Na minha saída para a China questionaram, depois no Barcelona outra vez, e aqui estou simplesmente ajudando os companheiros a conquistar algo grande", disse o atleta, que chegou ao 13º gol com Tite à frente da Seleção. O atleta foi eleito o melhor em campo pela FIFA, e elogiou o lançamento de Philippe Coutinho em seu gol. "Todos sabem minha característica: eu sempre procuro enxergar os espaços, e o Coutinho, que é um craque, um fenômeno, fez uma linda assistência", disse.
No mata-mata, o Brasil vai ter pela frente o México, segundo colocado do Grupo F. A partida será disputada na segunda-feira (02.07), a partir das 11h (de Brasília), na cidade russa de Samara. "Agora é pensar no México, que é uma grande seleção, rápida, com um contra-ataque muito veloz. Vamos ter de ter muito cuidado", afirmou o zagueiro Miranda. Na outra partida do grupo, a Suíça empatou em 2 x 2 com a Costa Rica e ficou na segunda posição. Num confronto 100% europeu, a Suíça encara a Suécia, na terça-feira, a partir das 11h, em São Petersburgo.
- Paulinho surgiu no espaço vazio para anotar o primeiro gol brasileiro. Foto: Getty Images
Saber sofrer
Primeiro zagueiro brasileiro a marcar gols em duas Copas do Mundo, Thiago Silva avaliou que um dos destaques da equipe foi ter conseguido resistir durante os 20 minutos em que a Sérvia teve uma grande pressão sobre a Seleção Brasileira, no início do segundo tempo.
"Temos atletas importantes com características diferentes. O momento pedia o Fernandinho. Retomamos o jogo no setor central. Avalio que tivemos um bom desempenho linear regularmente durante mais de dois terços do jogo"
Tite, técnico da Seleção Brasileira
"Desde o primeiro jogo até aqui, em determinados momentos tivemos dificuldades, como hoje. Sofremos, mas o mais importante é que a equipe soube sofrer no momento em que fomos atacados. Isso é Copa do Mundo, do outro lado também tem qualidade. É o que o homem fala: 'Tem de saber sofrer'. E logo em seguida conseguimos achar uma bola que viemos treinando muito com o Neymar, no primeiro pau, e fomos felizes com ela".
Para o técnico Tite, o importante do elenco brasileira é ter diversidade de perfis para ter chances de resolver vários tipos de situação. E foi por isso, segundo ele, que houve a opção por Fernandinho no lugar de Paulinho para ajudar a recompor o meio de campo no instante em que a Sérvia criou mais volume e chances. "Temos atletas importantes com características diferentes. O momento pedia o Fernandinho. Retomamos o jogo no setor central. Avalio que tivemos um bom desempenho regularmente durante mais de dois terços do jogo", afirmou.
O técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, disse que jogar com uma potência do futebol, como o Brasil, requer que o time eleve a qualidade de todos os fundamentos. "Você tem de estar desperto por 90 minutos ou será punido. Tem de melhorar o que é bom e eliminar fraquezas. Não apenas agora, mas antes mesmo da Copa, o Brasil estava entre os favoritos. Futebol é assim. A Alemanha está fora, e o Brasil está certamente entre um dos principais candidatos", disse.
De Arrepiar essa festa no Metrô em Moscou pic.twitter.com/F5NSYU13es
— вилкер 🇧🇷 (@terrorista_Cec) 27 de junho de 2018
Marcelo lesionado
Logo no início do jogo, aos dez minutos, o lateral-esquerdo Marcelo sentiu uma lesão nas costas e pediu para ser substituído. A equipe médica da Confederação Brasileira de Futebol fez um primeiro diagnóstico de um "espasmo na musculatura estabilizadora da coluna". Segundo informações da comissão técnica, Marcelo iniciou o tratamento, sentiu melhora e faria exames de imagem para avaliar as condições de jogo do atleta do Real Madrid para a sequência do torneio. Filipe Luís fez sua estreia na Copa do Mundo e teve uma partida consistente pelo lado esquerdo do campo.
Rededoesporte.gov.br