Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil terá 11 atletas no Mundial de bocha do Rio de Janeiro

Atletismo

18/11/2022 14h04

Bocha

Brasil terá 11 atletas no Mundial de bocha do Rio de Janeiro

Lista conta com nomes que vão desde os multimedalhistas Eliseu dos Santos e Maciel dos Santos a jovens promessas da modalidade como Andreza Vitória e Iuri Tauan

Andreza Vitória e Maciel dos Santos estão entre os 11 atletas convocados para o Mundial de bocha. Foto: Bruno de Lima/ANDE

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) anunciaram nesta sexta-feira (18.11), os 11 atletas que estarão na seleção brasileira de bocha para o Mundial da modalidadeA lista conta com atletas que vão desde os multimedalhistas Eliseu dos Santos e Maciel dos Santos a jovens promessas da modalidade como Andreza Vitória e Iuri Tauan.

O Mundial de bocha será de 5 a 13 de dezembro, na Arena Carioca 1 - Parque Olímpico da Barra -, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Youtube da ANDE.

O mais experiente desse grupo de onze grandes nomes é o cearense, radicado em Mogi das Cruzes (SP), Maciel dos Santos (37 anos). Esta é a sétima participação em campeonatos mundiais do campeão paralímpico da classe BC2 nos Jogos Londres 2012.

"A experiência é um ponto a favor, ainda que pequena por já conhecer toda a estrutura e formato do torneio, que é muito maior, mais difícil e longo do que os Jogos Paralímpicos. Também ter vivido a Rio 2016 me ajuda muito a administrar a cobrança e a responsabilidade de jogar em casa com a pressão da torcida. Isso não me assusta", afirma o atleta número um do mundo na classe BC2.

Na outra ponta, entre outros nomes da seleção brasileira com apenas 21 anos, está Andreza Vitória. A jovem pernambucana, que lidera o ranking feminino mundial na classe BC2, tem uma carreira longa em torneios internacionais, mas em mundiais será a primeira vez. 

Além da disputa no individual, Andreza também estará na equipe BC1/BC2 ao lado do potiguar Iuri Tauan, também com 21 anos, e do Maciel, que só de carreira tem mais de 25 anos de estrada. “Com os jogos se aproximando, a nossa equipe vem se mantendo cada vez mais unida e bastante determinada para juntos podermos trazer a nossa tão sonhada medalha”, afirma Andreza, um dos quatro atletas descobertos nas Paralimpíadas Escolares.

A mescla entre atletas mais experientes e mais jovens é uma estratégia da ANDE, que entende a importância de não viver apenas o momento presente da modalidade, mas já antecipar o futuro. “Qualquer projeto de alto rendimento, o mais bem sucedido que ele seja, ele tem que ter um olhar voltado para a renovação. Por isso, a gente já está trabalhando pensando nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, sim, e mais para frente em Brisbane 2032. Não é porque você tem o primeiro do ranking mundial, que você tem medalhistas de ouro que você vai esperar o resultado ficar ruim para iniciar o processo de renovação”, avalia Leonardo Baideck, diretor técnico da ANDE. 

A prova deste trabalho de renovação é o fato de que os atletas convocados revelados nas Paralimpíadas Escolares não necessariamente conquistaram pódios nesta competição, mas foram analisados minuciosamente pela equipe técnica da ANDE. Além de Andreza Vitória, completando essa lista: Iuri Tauan, Letícia Karoline e Mateus Carvalho.

A lista completa com os onze nomes é formada por Andreza Vitória Ferreira de Oliveira, Leticia Karoline dos Santos e José Carlos Chagas de Oliveira (BC1), Iuri Tauan Saraiva da Silva e Maciel de Sousa Santos (BC2), Antonio Leme, Evani Soares da Silva Calado, Evelyn Vieira de Oliveira e Mateus Rodrigues Carvalho (BC3) e Eliseu dos Santos e Josiane Batista da Silva (BC4).

Fontes: Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)