Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil segue em primeiro no quadro de medalhas dos Jogos Sul-americanos

Geral

04/10/2022 17h35

Assunção 2022

Brasil segue em primeiro no quadro de medalhas dos Jogos Sul-americanos

A delegação nacional fechou o terceiro dia com 78 medalhas na competição, 16 a mais que a Colômbia, segunda colocada no quadro

O Brasil segue sobrando nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Com conquistas expressivas no basquete 3x3, hipismo adestramento, tiro com arco, badminton, caratê, natação e outras modalidades, o país segue liderando o quadro de medalhas da competição, com 78 medalhas.

Basquete 3 x 3 do Brasil venceu as disputas no masculino e no feminino. Foto: Wander Roberto/ COB

No basquete 3x3, teve dobradinha de ouro na segunda-feira (3.10), com as vitórias do time feminino, 21 x 10 sobre o Paraguai, e do masculino, 20 x 18 contra a Venezuela. “Nós falamos que viemos para cá para sermos campeãs e cumprimos. Muito feliz com essa vitória e por voltar para casa com o ouro. É uma medalha importante para nós”, celebrou Sassá, da equipe feminina.

O ouro veio também no hipismo adestramento por equipes. Vinícius Miranda, Murilo Augusto Machado, Paulo Cesar dos Santos e Victor Avila terminaram com 406,931, somando o resultado de dois dias de competição. “É uma medalha especial, temos que agradecer a toda a equipe e todos que nos dão suporte. Agora é brigar pelo pódio individual na quarta-feira”, projetou Avila.

No tiro com arco, os brasileiros levaram quatro medalhas: duas de ouro (recurvo) e duas de prata (composto). As equipes femininas e masculinas bateram os colombianos na disputa do arco curvo pelo mesmo placar, 5 a 3. Ana Luiza Caetano, Ana Machado e Ane Marcelle Santos formaram o time das mulheres, e Marcus D’Almeida, Matheus Ely e Matheus Gomes compuseram o dos homens.

O confronto entre as equipes mistas de Brasil e Peru no badminton ficou 3 x 0 para a equipe verde e amarela, que levou mais um ouro para casa. Mesmo com este resultado, o treinador Marcos Vasconcelos quer mais. “Começamos bem, temos como meta melhorar ainda mais o resultado dos últimos jogos (Cochabamba 2018), quando conquistamos três ouros, duas pratas e um bronze”, lembrou.

Os brasileiros ganharam outras três medalhas no caratê. Uma de bronze com Nicole Mota (kata), uma de prata com Lucas Hardy (84kg) e o ouro de Brenda Padilha (68kg). Na natação, não teve espaço para nenhuma outra delegação. Só deu Brasil: 17 medalhas na modalidade: dez de ouro, cinco pratas e duas de bronze.

Outras conquistas

Esgrima: prata com Guilherme Toldo (florete) e bronze com Nathalie Moelhausen (espada)

Patinação artística: 3 pratas com Erik Leite (duas) e Bianca Ameixeiro, e um bronze com Luiza D’Angelo

Remo: prata no four skiff feminino, com Chloe Delazeri, Dayane dos Santos, Milena Viana e Nathalie Pereira

Levantamento de peso: bronze na categoria 55kg feminino, com Letícia Moraes

Santos ornamentais: prata com Andressa Mendes, na plataforma de 10m

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)