Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil perde para a Dinamarca e está fora da próxima fase do Mundial de handebol

Handebol

04/12/2019 11h50

Handebol

Brasil perde para a Dinamarca e está fora da próxima fase do Mundial de handebol

Equipe ainda faz um último jogo nesta sexta-feira (6) e, se ganhar, disputa do 17º ao 20º geral no torneio. Seleção brasileira foi campeã mundial em 2013

O Brasil perdeu a terceira partida no Mundial Feminino de Handebol, desta vez para a Dinamarca, por 24 a 18, e não tem mais chance de se classificar para a fase seguinte da competição, realizada em Kumamoto, no Japão. A Seleção jogou na manhã desta quarta-feira (04.12) no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, e só tem mais um jogo pelo grupo B, contra a Austrália, na sexta-feira (6), às 3h (horário de Brasília). Se ganhar encerra a fase na quinta colocação, com 3 pontos, e disputa do 17º ao 20º lugar. A competição vai até o dia 15 de dezembro.

"Fizemos um bom jogo, com dificuldades em alguns momentos. Nos últimos cinco minutos elas abriram o placar, tentamos retomar, mas foi impossível. Estou orgulhoso do meu time porque lutaram muito no jogo. Lutaram como guerreiras", disse o técnico do Brasil, Jorge Dueñas.

"Foi um grande jogo, muito difícil. Sabemos da qualidade do nosso time e também da Dinamarca. É claro que estamos desapontadas por ter perdido. Precisamos entender que tivemos momentos cruciais dentro do jogo e os cinco minutos finais nos custaram muito. Estou orgulhosa de nosso time, acho que tivemos um bom desenvolvimento, crescemos e esperamos voltar melhores", concluiu a ponta Mariana Costa.

handebol_mundial_final.jpg
Foto: CBHb

O jogo

O Brasil fez um bom primeiro tempo, que foi decidido entre quem cometeu menos falhas. Com as duas equipes marcando forte, os erros aconteceram de ambos os lados. Mesmo atrás no placar, a Seleção Brasileira conseguiu ter tranquilidade para seguir buscando diminuir a diferença. Placar da primeira etapa: Brasil 9x11 Dinamarca.

No segundo tempo, o Brasil começou bem, com boa marcação e não deixando a Dinamarca ampliar a diferença. Ao mesmo tempo, exclusões por dois minutos e cobranças de 7 metros não aproveitadas fizeram com que o Brasil não conseguisse superar as dinamarquesas. Nos últimos cinco minutos, a Seleção não conseguiu mais segurar a força da Dinamarca, que ampliou o placar para seis bolas de diferença (Brasil 18x24 Dinamarca).

Marcaram para o Brasil: Samara Vieira (5 gols); Bruna de Paula, Adriana de Castro (4 gols); Alexandra Nascimento (2 gols); Eduarda Amorim, Larissa Araújo, Patrícia Matieli (1 gol).

Sistema de disputa

A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Depois se dividem em dois grupos de seis equipes cada, e os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais.

Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30.11 – Sábado
Brasil 24x30 Alemanha

01.12 – Domingo
Brasil 19x19 França

03.12 – terça-feira
Brasil 27x33 Coreia

04.12 – quarta-feira
Brasil 18x24 Dinamarca

06.12 – Sexta-feira
3h – Brasil x Austrália

As convocadas:

Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);

Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Alexandra Nascimento (Érd HC/HUN), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);

Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);

Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM); Gabriela Bitolo (Esporte Clube Pinheiros)

Pivôs: Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).

Comissão Técnica: Jorge Duenas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta), Júlia Bargieri (Nutricionista) e Pauline Bittencourt (Médica).

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)