Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil perde para a Argentina na Copa América e vai enfrentar o Canadá na semifinal

Basquete

14/08/2015 11h06

Basquete

Brasil perde para a Argentina na Copa América e vai enfrentar o Canadá na semifinal

Seleção feminina viu encerrada uma soberania de quase 60 anos sobre as rivais. Jogo contra as canadenses será neste sábado

A última vez que o Brasil havia perdido para a Argentina no basquete feminino foi em 1956, no Campeonato Sul-Americano. De lá para cá, a hegemonia das brasileiras era total. A sequência, no entanto, teve um fim. Na madrugada desta sexta-feira (14.08), as argentinas venceram por 73 x 69 e terminaram a primeira fase da Copa América na primeira posição do Grupo B.

10Justino101.jpg
A ala-pivô Gil contribuiu para a reação brasileira, mas a equipe acabou perdendo para as argentinas. Foto: José Jiménez Tirado/FIBA Americas

O Brasil entrou em quadra já classificado para a semifinal, mas precisava vencer para assegurar a liderança da chave. Com o resultado adverso, as brasileiras terão que enfrentar o Canadá, favorito ao título e que joga em casa, em Edmonton. A partida está marcada para este sábado (15.08), às 21h.

O título da Copa América vale a classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Como o Brasil já tem a vaga por ser o país-sede, a conquista seria importante para dar moral à equipe, que vem de uma campanha ruim nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. As brasileiras terminaram a competição na quarta posição.

Contra a Argentina, o Brasil fez um jogo muito ruim nos dois primeiros quartos. As hermanas controlaram a partida nos 20 minutos iniciais e abriram boa vantagem no marcador: 39 x 14. As brasileiras tiveram que correr atrás do prejuízo, e lideradas pela ala Iziane e pela ala-pivô Gil, reagiram e chegaram a virar o placar no último período.

Nos minutos finais, com o jogo equilibrado e o placar apertado, os erros brasileiros decretaram o resultado. A armadora Tainá desperdiçou a bola duas vezes nos últimos lances do duelo e as argentinas aproveitaram para retomar a liderança e assegurar a vitória histórica. Na outra semifinal, a Argentina enfrenta Cuba para definir quem será finalista da Copa América.

A cestinha da partida foi Iziane, com 25 pontos anotados. Ela ainda pegou cinco rebotes nos 37 minutos em que ficou em quadra. A ala-pivô Gil contribuiu com 12 pontos e quatro rebotes, enquanto a pivô Nadia terminou com 10 pontos e nove rebotes. Pela Argentina, os destaques foram Debora Gonzales e Andrea Boquete, com 12 pontos cada.

17Vega101.jpg
Iziane foi a cestinha do duelo, com 25 pontos. Foto: José Jiménez Tirado/FIBA Americas

brasil2016.gov.br