Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil perde Dirceu Pinto, dono de cinco medalhas na bocha em Jogos Paralímpicos

Atletismo

01/04/2020 19h15

Luto

Brasil perde Dirceu Pinto, dono de cinco medalhas na bocha em Jogos Paralímpicos

Atleta morreu aos 39 anos de problemas cardíacos em Mogi das Cruzes (SP)

O Brasil perdeu nesta quarta-feira, 1.04, um de seus principais nomes na história da bocha paralímpica. O paulista Dirceu José Pinto, de 39 anos, morreu em Mogi das Cruzes (SP), vítima de problemas cardíacos.

O atleta construiu nos últimos 15 anos um currículo mais do que expressivo. Conquistou o ouro nas provas individuais e de equipe nos Jogos Paralímpicos de Pequim, na China, em 2008, e repetiu a dose nos Jogos de Londres, na Inglaterra, em 2012. Dirceu também integrou a equipe de duplas mistas que conquistou a prata nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em mundiais, colecionou dois ouros na edição de 2010 e uma prata em 2014.

Dirceu (D) com a prata no Rio 2016: atleta ainda somou quatro ouros em Jogos Paralímpicos. Foto: Danilo Borges/rededoesporte.gov.br

Dirceu, que teve uma distrofia muscular na região da cintura (coxa e abdômen), competia pela classe BC4, para atletas cadeirantes que não recebem assistência durante as partidas. Foi integrante do Bolsa Atleta do Governo Federal de forma ininterrupta, entre 2011 e 2018, nas categorias Paralímpica e Pódio, esta última a principal  do programa.

"Em nome de todos da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, expresso nosso sentimento de pesar e solidariedade aos familiares. Registro, ainda, um agradecimento especial pela grandeza com que o atleta defendeu as cores do nosso país durante sua trajetória esportiva", afirmou o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. 

O Comitê Paralímpico Brasileiro também expressou pesar pela perda do atleta. "O CPB envia seu mais profundo sentimento à família e amigos enlutados e compartilha da dor e da tristeza com os mesmos", indicou a entidade em nota publicada em seu portal oficial. 

Outra entidade que rendeu homenagens a Dirceu foi a Associação Nacional de Desporto para Deficientes, à qual o atleta era filiado. "É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do maior atleta brasileiro de bocha paralímpica de todos os tempos, Dirceu José Pinto. Que Deus conforte os corações de todos e familiares e amigos neste momento tão difícil", indicou a entidade. 

Rededoesporte.gov.br