Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia neste sábado no Mundial de Esportes Aquáticos

Nado sincronizado

24/07/2015 17h28

Kazan

Brasil estreia neste sábado no Mundial de Esportes Aquáticos

Nos saltos ornamentais, César Castro e Ian Matos abriram mão da disputa do trampolim de um metro para focarem na prova dos três metros, em que brigam por vaga olímpica

Iniciado nesta sexta-feira (24.07), o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan (Rússia), contará com a participação de atletas brasileiros a partir deste sábado. César Castro e Ian Matos, dos saltos ornamentais, competiriam logo na estreia, no trampolim de um metro, mas abriram mão da prova para priorizarem o trampolim de três metros, em que disputam vaga olímpica. Assim, os primeiros brasileiros a caírem na água serão os atletas de maratonas aquáticas e as meninas do nado sincronizado.

As provas de 5km das maratonas serão realizadas a partir das 4h da manhã do sábado (horário de Brasília). No feminino, as representantes brasileiras são Betina Lorscheitter e Carolina Bilich. O masculino tem a largada prevista para as 7h do mesmo dia, com participação de Samuel de Bona e Victor Colonese.

A partir de segunda-feira (27), têm início as provas de 10km (distância olímpica), em que a expectativa é conquistar a classificação para os Jogos de 2016. Para isso, os nadadores devem chegar entre os dez primeiros colocados. "A expectativa é alta e o grupo está bem focado. O objetivo principal é colocar dois atletas em cada prova nos Jogos Olímpicos, que serão em casa. Sabemos que é muito difícil, mas não impossível", analisou Igor de Souza, chefe da delegação brasileira de maratonas aquáticas.

Por ser país-sede, o Brasil tem direito a uma vaga no masculino e uma no feminino. Em Kazan, os atletas terão a única chance de conseguir a classificação de dois nadadores para uma mesma prova. Nos 10km, o Brasil será representado por Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Ana Marcela e Poliana Okimoto.

Nado sincronizado

A equipe técnica de nado sincronizado fará a sua apresentação na fase classificatória neste sábado, a partir das 8h (horário de Brasília). O Brasil será a oitava seleção a se apresentar, entre as 25 inscritas na prova. Ao todo, o nado sincronizado conta com 42 países no Mundial.

p19r02srrns8n1r341tosgne5mu7_crop.jpg
Foto: CBDA

"Todas as equipes evoluíram e a competição vai ser muito apertada. Eu gosto de campeonatos disputados e sei que o Brasil vai conseguir mostrar sua evolução. Este é um Mundial que antecede as Olimpíadas e por isso a grande procura. Para nós, não é diferente. Sabemos também que todos os outros passos até o início dos Jogos do Rio 2016 serão muito importantes dentro do nosso planejamento estratégico", analisou Maura Xavier, técnica da seleção brasileira.

Na madrugada do domingo (26), o Brasil volta à piscina logo pela manhã, desta vez com o dueto técnico, representado por Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci, com início às 3h (de Brasília). A dupla brasileira será a 13ª na ordem de apresentação da fase preliminar, entre as 39 duplas participantes. O domingo terá ainda as eliminatórias da Rotina Livre Combinada (Combo) com presença brasileira. Entre as 16 seleções participantes, a do Brasil será a terceira.

A seleção de nado sincronizado chega a Kazan após um intenso intercâmbio internacional, envolvendo participações em abertos internacionais, training camps e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. "Essa oportunidade de trocas de experiências é sempre muito importante. Quando o grupo está permanentemente junto, a concentração é maior e o trabalho vem rendendo. Tivemos uma semana de treinos com a seleção da Espanha, depois do Pan-Americano, e todo dia de trabalho é engrandecedor para a equipe. Todas as meninas estão com objetivos bem definidos e respondendo bem a todo o trabalho realizado", completou Maura Xavier.

Na prova de equipe livre, o Brasil será 17º a se apresentar, entre as 22 seleções. Já na prova livre entre duetos, será o oitavo, dos 38 inscritos.

Programação

O fim de semana contará ainda com provas de saltos ornamentais. Juliana Veloso e Tammy Galera disputam as eliminatórias do trampolim de 3m sincronizado a partir das 4h da manhã de sábado. No domingo, será a vez de Hugo Parisi e Jackson Rondinelli competirem na plataforma sincronizada. O pólo aquático feminino também estreia neste domingo, contra os Estados Unidos, às 11h30. A equipe de natação chega a Kazan apenas no próximo dia 30. Confira a programação completa do Mundial de Kazan.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos