Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia em Tel Aviv com bronzes de Natasha Ferreira e Larissa Pimenta

Judô

17/02/2023 08h29

Judô

Brasil estreia em Tel Aviv com bronzes de Natasha Ferreira e Larissa Pimenta

Brasileiras foram ao pódio no primeiro dia do Grand Slam em Israel. Rafaela Silva terminou em quinto

O judô brasileiro estreou no Grand Slam de Tel Aviv, em Israel, nesta quinta, 16.02, com três judocas chegando às disputas por medalhas. Natasha Ferreira (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg) andaram bem em suas chaves e lutaram pelo bronze. Pimenta e Natasha subiram ao pódio, enquanto Rafa ficou com o quinto lugar.

Natasha celebra sua primeira medalha no circuito adulto. Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

A primeira medalha foi de Natasha Ferreira. Ela chegou ao Grand Slam como número 52 do mundo e teve de encarar adversárias melhores ranqueadas. Primeiro, surpreendeu a número 4 do mundo, Francesca Milani, da Itália, com um waza-ari e o ippon. Em seguida, nas quartas, venceu a número 14 do mundo, Laura Abelenda, da Espanha, por ippon.

Na semifinal, a brasileira teve seu único revés no dia diante da israelense Tamar Malca, que conseguiu maior volume de ataques e forçou a terceira punição à brasileira.

A medalha veio na disputa de bronze com a cubana naturalizada americana Maria Celia Laborde. Natasha conseguiu encaixar um estrangulamento e fez a adversária desistir da luta.

Aos 23 anos, Natasha Ferreira, que representa o clube Sociedade Morgenau, do Paraná, conquistou sua primeira medalha no circuito mundial adulto e recolocou o Brasil no pódio da categoria Ligeiro (48kg). A última medalha do país em Grand Slam nesse peso foi em 2019, com a prata de Gabriela Chibana, em Brasília.

“Essa é minha primeira medalha em Grand Slam, então é muito importante e estou muito feliz. Eu passei 28 dias aqui na Europa treinando, então é muito legal fechar esse período com uma medalha. Todo o esforço, o treinamento na França fizeram toda a diferença para eu conquistar essa medalha”, comemorou Natasha.

Larissa Pimenta celebra o primeiro pódio na temporada 2023. Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

Pimenta é bronze

A segunda medalha do dia veio na categoria meio-leve feminina (52kg), com Larissa Pimenta. Ela estreou com vitória por waza-ari sobre Paz Kafri, de Israel, mas caiu nas quartas por ippon diante da italiana Odette Giuffryda.

Na repescagem, Pimenta passou por Aleksandra Kaleta, da Polônia, com um waza-ari e, na disputa de bronze venceu a alemã Masha Ballhaus por ippon após imobilizar a adversária por 20 segundos no chão.

Foi a primeira medalha de Larissa Pimenta na temporada 2023. Há uma semana, ela ficou em quinto no Grand Slam de Paris deixando escapar o bronze.

“Fazia tempo que eu estava com vontade de ganhar essa medalha. Estamos a poucos meses do Mundial e isso é muito importante para mim, para minha confiança, para eu continuar acreditando em mim”, comentou Pimenta.

O peso Leve feminino (57kg) reuniu uma constelação de campeãs mundiais em Tel Aviv: Christa Deguchi, Jessica Klimkait, Daria Bilodid, Tsukasa Yoshida, a atual bicampeã, Rafaela Silva, e também a atual campeã mundial júnior, Ozlem Yldiz.

Rafa, que iniciou 2023 com uma prata no Grand Prix de Portugal e caiu nas oitavas em Paris, voltou ao bloco final em Tel Aviv. Ela foi a melhor de sua chave, vencendo Arleta Podolak (POL), Anastasiia Chyzhevska (UKR) e Mina Libeer (BEL). Mas, acabou caindo na semifinal para Klimkait e na disputa de bronze diante da israelense Timna Nelson Levy.

O Brasil ainda teve Matheus Takaki (60kg), Gabriel Genro (66kg), Maria Taba (52kg) e Jéssica Pereira (57kg) no tatame nesta quinta. Todos eles estrearam com vitória, mas caíram na segunda rodada.

A competição continua nesta sexta-feira, 17, e o Brasil contará com Ketleyn Quadros (63kg), Tamires Crude (63kg), Aléxia Castilhos (70kg), Luana Carvalho (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)