Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encerra o Pan de caratê com dois ouros e quatro bronzes

Geral

28/03/2019 10h05

Caratê

Brasil encerra o Pan de caratê com dois ouros e quatro bronzes

Douglas Brose e a equipe masculina foram os principais destaques do time na competição disputada no Panamá

28032019_carate_equipe.png
Equipe brasileira no alto do pódio no Panamá. Foto: Divulgação

O Brasil terminou o Campeonato Pan-Americano de Caratê, disputado no último fim de semana, no Panamá, com seis medalhas. Douglas Brose, na categoria até 60kg, e a equipe masculina conquistaram o ouro. Valéria Kumizaki (55kg), Rafael Nascimento (60kg), Breno Teixeira (67kg) e Vinícius Figueira (67kg) ficaram com a medalha de bronze.

Com dois ouros, uma prata e um bronze em campeonatos mundiais, Douglas Brose decidiu o Pan-Americano contra o uruguaio Maximiliano Larrosa, venceu pelo placar mínimo, 1 x 0, chegou ao sexto título individual do torneio e garantiu o primeiro ouro do Brasil. Antes da final, ele havia vencido o americano Elvis Ramic, o cubano Elian Bravo Vieira e o mexicano Arturo Estrada.

Douglas vem buscando a melhor forma física e técnica desde que sofreu uma grave lesão na semifinal dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, em maio de 2018. De lá para cá, passou por cirurgia no tendão calcâneo da perna esquerda, enfrentou um longo período de fisioterapia e vem buscando o melhor ritmo em competições internacionais. 

Na disputa por equipes, o Brasil enfrentou o México e conseguiu a vitória por 3 x 0 no total de combates, levando a medalha de ouro. Na competição, ainda houve vitórias sobre Panamá, Chile e Canadá.

"Essa equipe foi impressionante. Ao lado deles veio meu sexto título Pan-Americano por equipe. Pena que quem era escalado para a quarta e quinta luta nem entrava no tatame, porque fechamos tudo nas primeiras três lutas. Mais uma vez levamos o caratē do Brasil ao topo da América", afirmou Brose em seu perfil no Instagram.

28032019_brose_pan_carate.jpg
Douglas Brose garantiu mais um título continental e vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima no Panamá. Foto: divulgação

Rafael Nascimento foi bronze na mesma categoria de Brose, até 60kg. Ele estreou vencendo Amado Escalante, do Peru, por 6 x 0, mas foi derrotado na sequencia por Larrosa. Na repescagem, venceu Andres Rendon, da Colômbia, por 3 x 1, e Jesus Gerardo Lagarza, do México, por 7 x 3.

Outros dois bronzes vieram na categoria até 67kg, com Breno Teixeira e Vinícius Figueira, atual vice-campeão mundial. Breno Teixeira venceu o dominicano Deivis Ferreras, mas, nas quartas de final, foi derrotado pelo colombiano Guilhermo Gutierrez. Na repescagem, venceu Luis Diego Valverde, por 7 x 0, Enrique Ruiz, do Chile, por 4 x 1, e o argentino Gonzalo Navarro, por 1 x 0, e se garantiu no pódio da categoria.

Já Vinícius Figueira abriu sua participação na competição vencendo o venezuelano Andres Delgado, por 5 x 3, mas caiu na sequência para o chileno Camilo Velozo. Na repescagem, passou por Noah Frisvold, dos Estados Unidos, por 3 x 0, e pelo cubano Alejandro Silverio, por 3 x 2, para garantir um lugar no pódio.

No 55kg, Valeria Kumizaki, vice-campeã mundial em 2016 e que vem de um pódio na etapa da Premier League disputada no Catar, venceu Yeniffer Amerilla, do Paraguai, e Thalia Alcantara, da República Dominicana, por 3 x 1. Na semifinal, acabou derrotada pela canadense Katheryn Campbell, por 3 x 2, e foi para a disputa do bronze. Na decisão pela medalha, derrotou Brandi Robinson, dos Estados Unidos, por 2 x 0.

Laura Losekann (55kg), Marina Oliva (68kg), Isabela Rodrigues (68kg), Jéssica de Paula (50kg), e a equipe feminina acabaram saindo sem medalha da competição.

Equipe do Pan de Lima definida

Antes da disputa do Pan-Americano, o time nacional de caratê disputou as últimas vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima na seletiva da modalidade, também no Panamá. Após os embates, o Brasil terá 15 atletas para a disputa de 11 medalhas na capital peruana. São quatro no kata (equipes e individual masculino e feminino) e sete no kumite. 

O Brasil só não terá representantes em três categorias, todas entre as mais pesadas. No Panamá, Marcelo dos Santos perdeu na semifinal da categoria +84kg para Franklin Mina, do Equador. Kaique Rodrigues perdeu na estreia para o chileno Jorge Acevedo na -84kg. E Isabela Rodrigues caiu na semifinal diante da americana Cirrus Lingl na categoria +68kg.

"Infelizmente não iremos com equipe completa. O Marcelo e a Isabela perderam na última luta antes da classificação. O Kaique, infelizmente, ficou na estreia. Tivemos um resultado muito positivo em Toronto, em 2015, com três ouros e dois bronzes. Esperamos repetir ou até melhorar esse feito. A meta é alta, mas possível. Vamos trabalhar forte para isso", disse Diego Spigolon, técnico da seleção brasileira de caratê.

Equipe brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Lima

FEMININO
Kata
Individual: Nicole Mota
Equipe: Sabrina Zefino, Carolaini Zefino e Izabel Vieira

Kumite
-50kg: Jéssica Linhares
-55kg: Valéria Kumizaki
-61kg: Érica Santos
-68kg: Gabrielle Sepe

MASCULINO
Kata
Individual: Williames Souza
Equipe: Guilherme Augusto da Silva, Lucas Silva e Victor Yonamine

Kumite
-60kg: Douglas Brose
-67kg: Vinicius Figueira
-75kg: Hernani Veríssimo

Rededoesporte.gov.br, com informações do COB e da CBK