Esgrima
Esgrima
Brasil encerra o Campeonato Pan-americano de esgrima com quatro medalhas
O Brasil encerrou a participação no Campeonato Pan-Americano de esgrima, no último fim de semana, em Toronto, no Canadá, com quatro medalhas na bagagem. Guilherme Toldo e a equipe de espada feminina conquistaram a medalha de prata e Nathalie Moellhausen e o florete masculino levaram o bronze. Guilherme Toldo recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
O Campeonato Pan-Americano conta pontos importantes para a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Para os brasileiros, o evento serviu também como preparação para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.
O Brasil esteve presente com as equipes completas nas três armas: florete, espada e sabre. O quarteto da espada feminina formado por Nathalie Moellhausen, Amanda Simeão, Victoria Vizeu e Katherine Miller iniciou a competição por equipes contra a Colômbia, vencendo por 43 a 23. Na semifinal, o quarteto brasileiro derrotou o Canadá por 45 a 38 e se garantiu na final. Diante das norte-americanas, as brasileiras acabaram sendo superadas por 44 a 33.
No florete masculino, Guilherme Toldo, Julien Baneux, Heitor Shimbo e Henrique Marques estrearam contra o México, com vitória por 45 a 41. Na semifinal, acabaram superados pelos canadenses por 45 a 41 e foram para a disputa do bronze. Na luta por um lugar do pódio, os brasileiros superaram o Chile por 45 a 28 e conquistaram o terceiro lugar para o Brasil e quarta medalha da delegação.
Os esgrimistas do país ainda ficaram muito perto do pódio em outras armas. O florete feminino ainda ficou muito perto da medalha, ao perder a disputa do bronze para o Chile e ficar em quarto lugar. No sabre, tanto o masculino quanto o feminino, terminaram na quinta colocação.
Confira os demais resultados:
FLORETE FEMININO
Mariana Pistoia – 10º lugar
Gabriela Cecchini – 12º lugar
Ana Beatriz Bulcão – 18º lugar
Ana Luiza Toldo – 26º lugar
Por equipes – 4º lugar
FLORETE MASCULINO
Guilherme Toldo – PRATA
Heitor Shimbo – 9º lugar
Julien Baneux – 23º lugar
Henrique Marques – 26º lugar
Por equipes – BRONZE
ESPADA FEMININA
Nathalie Moellhausen – BRONZE
Amanda Simeão – 19º lugar
Victoria Vizeu – 25º lugar
Marcela Silva – 32 º lugar
Por equipes – PRATA
ESPADA MASCULINA
Alexandre Camargo – 15º lugar
Athos Schwantes – 22ªº lugar
Fabrizio Lazzaroto – 28º lugar
Richard Grunhauser – 32º lugar
Por equipes – 7º lugar
SABRE FEMININO
Karina Trois – 21º lugar
Luana Pekelman – 23º lugar
Giulia Gasparin – 27º lugar
Luiza Lee – 33º lugar
Por equipes – 5º lugar
SABRE MASCULINO
Bruno Pekelman – 25º lugar
Fernando Scavasin – 24º lugar
Henrique Garrigós – 32º lugar
Fabio Salles – 32º lugar
Por equipes – 5º lugar
Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima