Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil é a terceira maior delegação das Américas em Pequim 2022

Atletismo

01/02/2022 11h23

Pequim 2022

Brasil é a terceira maior delegação das Américas em Pequim 2022

Com 11 atletas, fica atrás apenas das potências Estados Unidos e Canadá e supera países em que a neve é comum como Argentina e Chile

Num passado não muito distante, os atletas do Brasil nos esportes de inverno eram vistos com estranheza nas competições mundo afora. O cenário vem mudando. Num trabalho do Comitê Olímpico do Brasil (COB), das Confederações Brasileiras de Desportos no Gelo (CBDG) e na Neve (CBDN) e com suporte do Bolsa Atleta do Governo Federal, o país vem aumentando o nível de desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. Em Pequim 2022, assim como em PyeonChang 2018, o Brasil tem a terceira maior delegação das Américas, atrás apenas de Estados Unidos (224) e Canadá (215).

Vila Olímpica de Pequim. Foto: COB

“Os atletas do Brasil que praticam as modalidades de gelo e neve estão percebendo que é cada vez mais viável ter carreira no esporte. Prova disso é a renovação da delegação, que tem quatro estreantes em Jogos e três com menos de 20 anos”, disse Anders Pettersson, chefe da Missão Pequim 2022.

Com 11 atletas, sendo um reserva, o Brasil está à frente de países do continente em que a neve é comum, casos de Argentina (06) e Chile (04). Chama a atenção a Jamaica, que levou novamente a  famosa equipe de bobsled, e tem a quarta maior delegação das Américas, ao lado da Argentina.

Bolsa Atleta? Presente!

Dos 11 atletas olímpicos brasileiros em Pequim, nove (81%) integram o Bolsa Atleta, programa de patrocínio direto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os nove patrocinados se dividem entre as categorias Pódio (1), Olímpica (6) e Internacional (2). Jefferson Sabino não faz parte atualmente do programa, mas tem no currículo a concessão do Bolsa Atleta em seis editais, todos nos tempos em que competia no atletismo. 

O Brasil também tem uma delegação equilibrada em relação ao gênero, com quatro mulheres e seis homens. Bolívia, Haiti e Trinidad & Tobago só possuem homens nos Jogos, enquanto Equador, Ilhas Virgens e Peru, apenas mulheres.

No número de esportes, o Brasil que estará representando em cinco, também fica à frente dos demais países, à exceção, claro de americanos e canadenses. Dos 15 países das Américas representados em Pequim 2022, oito irão competir apenas em uma ou duas modalidades.  

Os Jogos Olímpicos de Inverno terão início oficialmente nesta sexta-feira, 4.02, com a Cerimônia de Abertura no Estádio Ninho de Pássaro. Antes disso, o Brasil já vai competir na neve. No dia 3, Sabrina Cass inaugura a participação brasileira na classificatória do esqui estilo livre moguls, no Zhangjakou Gent Snow Park. A prova está prevista para as 18h no horário de Pequim, 7h da manhã no horário de Brasília.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil