Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil define seleção para disputar o Grand Slam de judô em Brasília

Atletismo

24/09/2019 16h45

Judô

Brasil define seleção para disputar o Grand Slam de judô em Brasília

Atletas foram convocados nesta terça-feira. País terá 56 representantes na competição que será realizada entre os dias 6 e 8 de outubro

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu, nesta terça-feira (24.09), os atletas que representarão o Brasil no Grand Slam de Brasília 2019. Foram convocados 56 judocas, já que o país anfitrião pode inscrever até quatro atletas nas 14 categorias de peso, enquanto os demais países têm limite de dois por peso. A competição será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, noas dias 6, 7 e 8 de outubro e distribuirá até mil pontos no ranking mundial, que é classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

judo_equipe_robertocastro.jpg
Rafael Macedo, Rafael Silva, Maria Suelen Altheman, Rafaela Silva, Maria Portela e Eduardo Barbosa, medalhistas de bronze por equipe no Mundial de 2019, foram convocados para a disputa em Brasília. Foto: Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br

Para cada peso, a gestão de Alto Rendimento da CBJ convocou três judocas sêniores (os dois melhores judocas brasileiros de cada peso no ranking mundial sênior e um atleta por performance técnica no Troféu Brasil) e a gestão da base convocou um sub-18 ou sub-21.

A lista conta com os principais nomes do Brasil, como os medalhistas olímpicos Rafael Silva "Baby" (+100kg), Felipe Kitadai (60kg), Mayra Aguiar (78kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Rafaela Silva (57kg), além de jovens promessas das categorias de base, como os campeões dos Jogos Pan-Americanos de Lima Renan Torres (60kg) e Larissa Pimenta (52kg), ambos de 20 anos e ainda integrantes da seleção Júnior.

larissa_pimenta_renan_torres_.jpg
Larissa Pimenta e Renan Torres. Fotos: Roberto Castro e Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

"Disputar um Grand Slam em casa nos dá a oportunidade de experimentar novos nomes e de dar experiência de de alto nível para os atletas da base que estão no processo de transição e contribuem para renovação da equipe principal. Além disso, os nossos principais atletas, que estão brigando por vagas olímpicas, terão uma grande oportunidade de buscar pontos importantes no ranking com a vantagem de lutar em casa, sem o desgaste de uma longa viagem e com o apoio caloroso da torcida brasileira. Mas, não temos dúvidas de que será uma competição duríssima e de que precisaremos lutar muito para conquistar esses pontos em Brasília", avalia o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira.

Investimentos no esporte

Dos 56 atletas convocados pela CBJ, 38 fazem parte do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, nas categorias Pódio, Olímpica, Internacional, Nacional e Estudantil.

Convocados do Brasil para o Grand Slam de Judô - Brasília 2019

MASCULINO

60kg
Eric Takabatake
Felipe Kitadai
Allan Kuwabara
Renan Torres

66kg
Daniel Cargnin
Charles Chibana
Kainan Pires
Willian Lima

73kg
Marcelo Contini
Eduardo Katsuhiro Barbosa
David Lima
Jeferson Santos Júnior

81kg
Eduardo Yudy Santos
Victor Penalber
Guilherme Guimarães
Guilherme Schimidt

90kg
Rafael Macedo
Eduardo Bettoni
Clayanderson Silva
Igor Morishigue

100kg
Rafael Buzacarini
Leonardo Gonçalves
André Humberto
Lucas Lima

+100kg
Rafael Silva
David Moura
Tiago Palmini
Juscelino Nascimento Jr.

FEMININO

48kg
Gabriela Chibana
Laura Ferreira
Eduarda Francisco
Natasha Ferreira

52kg
Eleudis Valentim
Larissa Pimenta
Yasmim Lima
Maria Taba

57kg
Rafaela Silva
Tamires Crude
Ketelyn Nascimento
Vitória Andrade

63kg
Alexia Castilhos
Ketleyn Quadros
Mariana Silva
Ryanne Lima

70kg
Maria Portela
Ellen Santana
Amanda Oliveira
Luana Carvalho

78kg
Mayra Aguiar
Samanta Soares
Camila Ponce
Giovanna Fontes

+78kg
Maria Suelen Altheman
Beatriz Souza
Sibilla Faccholli
Luiza Cruz

Fonte: Confederação Brasileira de Judô