Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil define equipes do tênis de mesa para Tóquio: 100% são do Bolsa Atleta

Tenis de mesa

26/04/2021 14h45

Tênis de mesa

Brasil define equipes do tênis de mesa para Tóquio: 100% são do Bolsa Atleta

Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy integram o time masculino. Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Carol Kumahara vão no feminino. Eric Jouti e Giulia Takahashi são reservas

Os técnicos da Seleção Brasileira, Francisco Arado, o Paco (equipe masculina), e Hugo Hoyama (equipe feminina) divulgaram, nesta segunda-feira (26), a lista dos convocados do tênis de mesa para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano. Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Carol Kumahara são as três escolhidas no feminino, enquanto Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy disputam os torneios masculinos. Os reservas serão Eric Jouti (masculino) e Giulia Takahashi (feminino).

 

Os oito atletas são integrantes do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. No ciclo entre os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, o investimento direto do Governo Federal no grupo de convocados foi de R$ 1,15 milhão. Sétimo colocado no ranking mundial, Hugo Calderano é integrante da categoria Pódio. Gustavo Tsuboi, Bruna Takahashi e Caroline Kumahara fazem parte da categoria Olímpica. Vitor Ishiy, Eric Jouti, Jessica Yamada e Giulia Takahashi estão na Internacional. 

"É um sonho realizado. Desde pequeno o meu maior sonho era participar de uma Olimpíada. Conto com a torcida de vocês e queria agradecer ao Bolsa Atleta. Em 2014, me mudei para a Europa para me dedicar e melhorar o meu nível. Graças ao Bolsa Atleta consegui investir de forma correta na minha carreira: pagar meus treinos, pagar os torneios internacionais. Isso tem ajudado bastante na minha evolução", afirmou Vitor Ishiy. 

Calderano, Bruna, Tsuboi, Jessica, Vitor, Carol, Eric e Giulia. Fotos: CBTM e arquivo pessoal

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a escolha do time foi baseada em critérios técnicos. Hugo Calderano, 6º do ranking olímpico, já havia garantido a vaga por ter vencido o torneio individual masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima. A CBTM informou em nota oficial, ainda em 2019, que a segunda vaga masculina seria preenchida pelo melhor brasileiro na sequência do ranking mundial, no caso, Gustavo Tsuboi (37°), e que as duas primeiras na lista feminina estariam automaticamente convocadas, ou seja, Bruna Takahashi (48ª) e Jessica Yamada (142ª).

“Cheguei a esse time pelos resultados em competições, dentro de uma estratégia para tentar conquistar resultados especiais. Temos uma equipe equilibrada, com três destros e um canhoto. Todos estão no Top 100 mundial, com destaque para o Calderano, que figura no Top 10”
Francisco Arado, o Paco, técnico da seleção masculina

 Restava a definição dos terceiros nomes da Seleção, por escolha dos técnicos. Também não foi uma surpresa, sendo, mais uma vez, adotado o critério de posicionamento no ranking mundial: Vitor Ishiy, 59° do ranking masculino, e Carol Kumahara, 144ª no feminino. Ambos são os terceiros melhores do país no ranking.

Até mesmo na escolha dos reservas, que podem substituir os atletas em caso de intercorrências antes do início do evento, não aconteceram surpresas. Eric Jouti fez parte da Seleção masculina em diversos eventos do ciclo olímpico. Giulia Takahashi, de 16 anos, vem se destacando há alguns anos, faz parte do Programa de Desenvolvimento da CBTM e já treinou na Missão Europa com as meninas da equipe principal.

“A convocação foi feita de acordo com os critérios definidos, com as duas melhores ranqueadas, Bruna Takahashi e Jessica Yamada, e, como escolha técnica, a Caroline Kumahara. Já a escolha da Giulia Takahashi como reserva se dá pelos excelentes resultados obtidos, principalmente em 2019. Acredito muito no potencial dela e seria de muita importância adquirir experiência estando junto com a equipe em Tóquio”, explica Hugo Hoyama.

“Cheguei a esse time e ao reserva pelos resultados em competições, dentro de uma estratégia para tentar conquistar resultados especiais para o Brasil. Temos uma equipe equilibrada, com três jogadores destros e um canhoto. Todos estão no Top 100 mundial, com destaque para o Hugo Calderano, que figura no Top 10”, explica Francisco Arado.

De acordo com o critério estabelecido pela CBTM, Calderano e Bruna disputarão também os torneios individuais. O segundo nome de cada naipe será divulgado posteriormente, até a data limite de inscrição, em meados de maio.

A Seleção masculina irá realizar um período de preparação em Ochsenhausen, no clube onde Hugo Calderano atuou até o mês passado. Já o time feminino fará sua preparação no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, na Região Metropolitana do Porto, em Portugal, onde foi realizada a Missão Europa, em 2020.

 Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa