Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista ouro e prata na prova de stand-up race do Pan

Geral

02/08/2019 15h33

Lima 2019

Brasil conquista ouro e prata na prova de stand-up race do Pan

Lena Ribeiro foi a campeã na prova feminina e Vinnicius Martins ficou com o segundo lugar na versão masculina

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O Brasil começou a sexta-feira nos Jogos Pan-americanos com duas adições ao quadro de medalhas. O Stand-Up Race, uma das modalidades do surfe, rendeu um ouro e uma prata ao país. Lena Ribeiro conquistou o ouro e Vinnicius Martins ficou com a prata nas provas disputadas na praia de Punta Rocas.

Lena Ribeiro comemora o ouro no Pan conquistado na praia de Punta Rocas. Foto: COB

"Eu fui para o tudo ou nada no final. Uma onda me capotou. Quando cheguei na areia, achei que era a última, mas não vi ninguém. Foi quando me receberam me dando os parabéns que me dei conta que eu era a primeira"
Lena Ribeiro

Lena Ribeiro contou com uma pitada de sorte para conquistar o título. A brasileira estava 30 segundos atrás de Candice Appleby, dos Estados Unidos, disputando a segunda posição com a portorriquenha Mariecarmen Rivera, faltando poucos metros para o final da prova, quando uma forte onda derrubou as três. Lena conseguiu se recuperar rápido, subir na prancha passar pelas duas concorrentes e chegar à areia para completar a prova na primeira colocação.

"Eu fui para o tudo ou nada no final. Uma onda me capotou. Quando cheguei na areia, achei que era a última, mas não vi ninguém. Foi quando me receberam me dando os parabéns que me dei conta que eu era a primeira. Estou muito feliz", disse Lena, de 38 anos, moradora de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, que completou o percurso de cinco quilômetros com o tempo de 33min25s7. Appleby ficou na segunda colocação com 34min03s9 e Rivera completou o pódio com 34min38s0.

No masculino, o brasileiro Vinnicius Martins fez uma disputa acirrada com o americano Connor Baxter até quase o final da prova, quando o atleta dos Estados Unidos conseguiu abrir vantagem para ficar com o ouro. Restou ao brasileiro manter a calma depois de uma queda para garantir a segunda colocação. Numa chegada emocionante, o peruano Itzel Delgado e o colombiano Giorgio Gomez saíram da água praticamente juntos e só definiram o bronze nos últimos metros da areia, que acabou indo mesmo para o Peru.

infografico_pan2019_atualizado_25072019.jpg

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)