Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista 38 medalhas no primeiro dia e assume a ponta nos Jogos Sul-Americanos

Atletismo

03/10/2022 11h23

Assunção 2022

Brasil conquista 38 medalhas no primeiro dia e assume a ponta nos Jogos Sul-Americanos

País acumulou 16 medalhas de ouro, 15 de prata e sete de bronze no primeiro dia do megaevento continental

O Brasil não demorou a mostrar força e já assumiu a ponta do quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Neste domingo, 2.10, a delegação conquistou 38 medalhas (16 de ouro, 15 de prata e 7 de bronze) e terminou o dia à frente do quadro de medalhas, seguido de Colômbia e Argentina em terceiro.

Uma das principais metas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é voltar a encerrar os Jogos Sul-Americanos com mais conquistas do que todos os outros 14 participantes. O que só ocorreu em duas ocasiões: Brasil 2002 e Santiago 2014. Ciclismo mountain bike, triatlo, saltos ornamentais, skate, levantamento de pesos, tiro com arco, esgrima e natação chegaram ao pódio neste primeiro dia.

skate.jfif
Os atletas do skate: Gabi Mazetto(prata), Carla Karolina (bronze) e João Lucas Alve (bronze).Foto: Gaspar Nóbrega/COB


O Brasil conta com uma delegação de 464 atletas, sendo sete medalhistas olímpicos e mais de 20 em mundiais. As disputas seguem até o próximo dia 15.

Ciclismo MTB
Nas primeiras horas da manhã o mountain bike brasileiro conquistou quatro pódios: ouro e prata (no masculino) e ouro e bronze (feminino). Raiza Goulão venceu a disputa, em Encarnación, sub-sede dos Jogos e, de quebra, assegurou vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Hercília Narjara completou o pódio com o bronze. No masculino, o Brasil ganhou ouro com Gustavo Xavier e prata com José Gabriel.

Skate
O skate também conseguiu uma dobradinha feminina. As brasileiras mostraram categoria na pista do Skate Park com ouro para Gabriela Mazetto e prata para Carla Karolina. Gabi somou 171 pontos, e Carla Karolina, 160. No masculino, João Lucas Alves fechou a apresentação brasileira no Skate Park com o bronze.

Triatlo
A jovem equipe brasileira dominou as provas individuais. Das seis medalhas possíveis, o time conquistou cinco. No feminino, Luisa Baptista chegou ao ouro, Vittoria Lopes conquistou a prata e Djenyfer Arnold o bronze. No masculino, ouro e prata para Miguel Hidalgo e Manoel Messias, respectivamente.

Levantamento de peso
Na abertura do levantamento de peso, o Brasil conquistou uma medalha de cada cor. Thiago Felix, de 21 anos, alcançou 271kg (122kg no arranco e 159kg no arremesso) e iniciou o dia conquistando o ouro na categoria até 61kg. Natasha Rosa foi prata (49kg) e Josué Lucas (73kg), bronze.

SLTORFEM_MJ_021022_1363.jpg
A brasileira Luana Lira conquistou a medalha de prata.Foto: Miriam Jeske/COB


Saltos ornamentais
Anna Lúcia dos Santos teve desempenho bem superior ao das concorrentes e garantiu a primeira posição nos saltos ornamentais no trampolim de 1 metro. Luana Lira veio logo atrás e conquistou a prata, formando a dobradinha brasileira no pódio.

Já no trampolim 3m masculino, Rafael Fogaça e Rafael Almeida não conseguiram superar a dupla colombiana e ficaram com a medalha de prata na competição.

Tiro com arco
No Centro Olímpico do Paraguai foram realizadas as finais do tiro com arco composto e recurvo. E em mais dois duelos entre Brasil e Colômbia os adversários levaram a melhor. No arco composto, Luccas Abreu e Eiry Nisi perderam a decisão para os colombianos por 155 a 147, e ficaram com a prata. No arco recurvo, a situação foi a mesma: Marcus D'Almeida e Ane Marcelle Santos não conseguiram superar a dupla da Colômbia e terminaram na segunda posição.

Gabi Roncatto (ouro) e Naná Almeida (prata) subiram o pódio na natação. Foto: Wander/COB

Natação
A natação brasileira chegou à vontade na piscina dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. A equipe terminou a primeira noite de competição com 18 medalhas. O hino nacional foi entoado nove vezes. Outros seis atletas conquistaram medalhas de prata e três levaram bronzes.

Esgrima
Bia Bulcão conquistou o bronze no florete após perder na semifinal para Arantza Gaete, da Colômbia, por 15 x 13.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil