Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil busca manter hegemonia no Sul-Americano de Lima

Atletismo

24/05/2019 11h54

Atletismo

Brasil busca manter hegemonia no Sul-Americano de Lima

Em 50 edições do masculino, a equipe venceu 31, sendo as últimas 23 consecutivas. No feminino, foram realizadas 39 competições e as brasileiras também ganharam 31, 24 seguidas

No 51º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que começa nesta sexta-feira (24.05) e prossegue até o domingo (26.05), no novo Estádio de La Videna, em Lima, no Peru, o Brasil tenta manter uma hegemonia de mais de quatro décadas. Para isso, conta com uma delegação forte. Entre os destaques está o catarinense Rodrigo Nascimento, integrante da equipe de revezamento 4 x 100m campeã do Mundial de Yokohama, no Japão, no último dia 12.

#PraCegoVer: Os velocistas Felipe Bardi e Rodrigo Nascimento, que segura um bastão, caminham lado a lado durante  no treino em Lima para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Felipe Bardi e Rodrigo Nascimento no treino em Lima. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Rodrigo disputará os 100m e o revezamento 4 x 100m. "Estou animado e o objetivo é lutar por uma medalha nas duas provas", comentou o velocista, que participou de uma série de homenagens em Brasília em comemoração pelo título mundial no Japão no início desta semana. "Mesmo com um grupo novo no revezamento, vamos brigar por bom resultado", disse o atleta, que correrá ao lado de Gabriel Constantino, Felipe Bardi dos Santos e Erik Felipe Cardoso. 

Outras estrelas do atletismo nacional participarão da competição em Lima e são destacados pelos organizadores do evento, como Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara no Rio 2016, e os recordistas sul-americanos Darlan Romani (arremesso do peso), Gabriel Constantino (110m com barreiras), Wagner Domingos, o Montanha (lançamento do martelo), e Andressa de Morais (lançamento do disco). No total, a Seleção Brasileira de atletismo conta com uma equipe de 60 atletas na capital peruana, sendo 29 no masculino e 31 no feminino. Os organizadores confirmaram a participação de representantes dos 13 países da América do Sul. 

Das 50 edições, completadas em Assunção, em 2017, o Brasil venceu 31 no masculino, sendo as últimas 23 consecutivas. No feminino, foram realizadas 39 competições na história, sendo que a Seleção também ganhou 31. A 24ª conquista consecutiva foi no Paraguai. 

Elisangela Maria Adriano e Robson Caetano são os maiores ganhadores de medalhas na história da competição. Elisangela tem 15 ouros no arremesso do peso e no lançamento do disco. Já Robson tem 14 (10 individuais nos 100m e 200m e quatro no revezamento 4 x 100m). 

Evento-teste

O Sul-Americano de Atletismo é a mais antiga competição de região da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). A primeira edição foi realizada em 1919, em Montevidéu, no Uruguai, um ano após a fundação da Confederação Sul-Americana. 

Desta vez, o torneio servirá como evento-teste para os Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima. De acordo com a organização de Lima 2019, serão recebidos 383 atletas, de 14 países, ao longo dos três dias de provas no remodelado Estádio Atlético de La Videna, mesmo palco que receberá a modalidade a partir de julho. Além disso, o Sul-Americano será uma das últimas competições internacionais em que os atletas poderão atingir as pontuações mínimas estabelecidas para garantir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com informações de Lima 2019