Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bicampeão pan-americano, Fernando Reis sonha com pódio no levantamento de peso

Atletismo

06/08/2016 04h00

Levantamento de Peso

Bicampeão pan-americano, Fernando Reis sonha com pódio no levantamento de peso

Competições da modalidade têm início neste sábado, no Pavilhão 2 do Riocentro. Atleta compete na categoria mais pesada (+ 105kg) e é a principal esperança de medalha para o país

A competição olímpica de levantamento de pesos tem início neste sábado (6.8) e prossegue até 16 de agosto, no Riocentro – Pavilhão 2.  Os brasileiros estarão na disputa das provas das categorias 53kg feminino, com Rosane Santos; nos 75kg feminino, com Jaqueline Ferreira; nos 85kg masculino, com Welisson Silva; nos 105kg, com Mateus Machado e; acima de 105kg, com Fernando Reis. 

O paulista Fernando Reis: - A gente treinou muito forte para chegar aqui. Foto: Saulo Cruz-Exemplus-COB

E é justamente na categoria de maior peso desta modalidade de ainda pouca tradição no país que o Brasil deposita a maior esperança de medalha. Nos treinos finais antes dos Jogos, Fernando Reis explicou como estava se preparando para a disputa mais importante de sua vida. “A gente treinou muito forte para chegar aqui e agora é buscar velocidade nos movimentos, trabalhar a parte técnica e lapidar para chegar bem no dia da competição e estar na melhor forma possível”.

Eu sei que se fizer entre 440kg e 450kg eu vou brigar pelo pódio”
Fernando Reis

No último Mundial de Levantamento de Pesos, em Houston (EUA), no ano passado, Fernando levantou, na somatória, 430Kg. Marca próxima ao que ele acredita que possa render uma medalha olímpica. “Eu fiz 430kg e se tivesse feito a última prova eu teria conseguido 440. Eu sei que se fizer entre 440kg e 450kg eu vou brigar pelo pódio”, acredita o bicampeão Pan-Americano.

Tradição

O quadro geral de medalhas da modalidade na história olímpica é dominado pela ex-União Soviética, seguido por Estados Unidos e China entre os homens. No feminino, a China leva vantagem, com Cazaquistão e Tailândia logo na sequência. 

O levantamento de peso é composto por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o competidor primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor desempenho no total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas, a saber:

Homens – 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg
Mulheres – 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg

Gabriel Fialho – brasil2016.gov.br