Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bélgica e Inglaterra disputam o bronze com motivação histórica neste sábado

Futebol

13/07/2018 17h37

Copa 2018

Bélgica e Inglaterra disputam o bronze com motivação histórica neste sábado

Bola rola a partir das 11h, em São Petersburgo. Geração belga busca o melhor resultado do país em Copas. Ingleses têm chance da campanha mais consistente desde o título de 1966

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

A bola rola a partir das 11h (de Brasília) deste sábado (14.07) para um daqueles jogos que nenhuma seleção vem disposta a disputar numa Copa do Mundo. Depois de baterem na trave na chance de chegarem à decisão do torneio, Bélgica e Inglaterra disputam o terceiro lugar no Mundial da Rússia se apegando à história como fator maior de motivação.

A talentosa geração belga, que deixou para trás o Brasil nas quartas, caiu pelo placar mínimo diante da França na semifinal. De qualquer forma, um terceiro lugar simbolizaria para eles o melhor resultado da história do país em Mundiais da FIFA. Até hoje, o quarto lugar na edição de 1986, no México, é o mais longe que os belgas já chegaram.

Harry Kane (D), com seis gols, e Lukaku, com quatro, são os principais artilheiros da Copa. Inglaterra e Bélgica disputam o bronze. Foto: Getty Images

No plano histórico, aliás, essa disputa de terceiro envolvendo a Bélgica em terras mexicanas é a segunda da história com maior número de gols. Foram seis na vitória da França, na prorrogação, por 4 x 2. O jogo válido pelo bronze com maior número de gols foi disputado em 1958, entre França e Alemanha, vencido pela França por 6 x 3. Na ocasião, Just Fontaine marcou nada menos que quatro vezes e chegou ao recorde de 13 gols num único torneio. O título em 1958, na Suécia, terminaria com uma certa seleção que tinha no elenco figuras como Pelé e Garrincha.

No lado inglês, a final na Copa do Mundo da Rússia esteve ainda mais próxima. Depois de abrirem o marcador logo no início da partida em Moscou contra a Croácia, num gol de falta, a jovem geração inglesa viu os adversários empatarem no fim do segundo tempo e conseguirem a virada na prorrogação.

Para os inventores do futebol, o bronze seria o melhor resultado desde o título mundial conquistado em 1966, no torneio disputado na própria Inglaterra. O artilheiro do torneio, Harry Kane, tem ainda a chance de consolidar ou até ampliar sua marca. Kane soma seis gols no Mundial. Do outro lado, o atacante belga Lukaku tem quatro.

As duas equipes já jogaram uma vez na Copa da Rússia. Foi um duelo atípico, disputado em Kaliningrado. Com as duas equipes já classificadas, com seis pontos, a partida servia apenas para definir quem ficaria em primeiro no Grupo G, o que provavelmente significaria pegar o Brasil nas quartas de final. Com muitos reservas em campo, o meia Januzaj fez o gol solitário que selou a vitória da Bélgica por 1 x 0. 

Rededoesporte.gov.br, com informações da FIFA.com