Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bélgica adia o hexa por mais quatro anos

Futebol

06/07/2018 18h00

Copa 2018

Bélgica adia o hexa por mais quatro anos

Equipe europeia abre 2 x 0 no primeiro tempo e Seleção Brasileira pressiona, mas não consegue igualar o placar na segunda etapa. Uma das semifinais terá Bélgica x França
1 | 8
Comemoração dos belgas, que vão enfrentar a França na semifinal da competição. Foto: Getty Images
2 | 8
Segundo gol belga, numa finalização precisa do meia De Bruyne, após contra ataque da equipe europeia. Foto: Getty Images
3 | 8
Neymar não se omitiu do jogo, mas não conseguiu fazer a diferença para o Brasil como o torcedor esperava. Foto: Getty Images
4 | 8
Gol de Renato Augusto, aos 30 minutos do segundo tempo, reacendeu a esperança brasileira, mas a igualdade não veio. Foto: Getty Images
5 | 8
Neymar não se omitiu do jogo, mas não conseguiu fazer a diferença para o Brasil como o torcedor esperava. Foto: Getty Images
6 | 8
Primeiro gol belga. Bola resvalou no zagueiro Kompany, acertou o ombro de Fernandinho e enganou o goleiro Alisson. Foto: Getty Images
7 | 8
Gol de Renato Augusto, aos 30 minutos do segundo tempo, reacendeu a esperança brasileira, mas a igualdade não veio. Foto: Getty Images
8 | 8
Gol de Renato Augusto, aos 30 minutos do segundo tempo, reacendeu a esperança brasileira, mas a igualdade não veio. Foto: Getty Images
GettyImages-993011692_master.jpg
GettyImages-992966198_master.jpg
GettyImages-993028384_master.jpg
GettyImages-993009230_master.jpg
GettyImages-993037620_master.jpg
GettyImages-992963458_master.jpg
GettyImages-993030742_master.jpg
GettyImages-993009092_master.jpg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

O sonho do hexa vai ter de esperar pelo menos mais quatro anos para se tornar realidade. O Brasil perdeu para a Bélgica por 2 x 1 em Kazan, na Rússia, e está fora da Copa do Mundo de 2018. A Seleção Brasileira criou chances, pressionou o adversário, mas perdeu muitos gols e foi punida por 20 minutos de um futebol inconsistente no primeiro tempo, quando a Bélgica fez dois gols.

Com imposição física e contra-ataques técnicos e em velocidade, o time europeu soube criar o placar e segurar o resultado. O gol de Renato Augusto, na segunda etapa, não foi suficiente para manter o Brasil na disputa. A Bélgica disputará a semifinal contra a França, que eliminou o Uruguai mais cedo, em Nizhny Novgorod. A partida será na terça-feira, 10.07, a partir das 15h, em São Petersburgo.

As eliminações de Brasil e Uruguai determinaram uma reta final de Mundial 100% europeia. Neste sábado (7.07), os outros dois semifinalistas serão definidos. A Inglaterra encara a Suécia em Samara, a partir das 11h. A Rússia enfrenta a Croácia em Sochi, a partir das 15h. Os vencedores se encontram na quarta-feira, 11.07, em Moscou. A final da Copa será no dia 15, também na capital russa. 

"Eu acho que foi um grande jogo e que tivemos protagonismo em grande parte, com grande posse de bola e muitas oportunidades, mas a Bélgica foi efetiva em converter as oportunidades que teve. Eles têm vários jogadores de qualidade e finalizaram bem. O Courtois (goleiro belga) também fez uma diferença real", afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Tite. De fato, o Brasil teve 57% de posse de bola, contra 43% da Bélgica. E, o mais impressionante: foram 26 tentativas de finalização do Brasil contra nove da Bélgica. Das 26 brasileiras, nove acertaram o alvo, contra três dos belgas. E duas entraram. 

"A despeito de toda a a dor que sinto agora, se você gosta de futebol, você quer assistir a um jogo assim. Te dá prazer. Se você é neutro na disputa, pode simplesmente sentar e dizer: 'Que partida!'"
Tite, técnico do Brasil

"A despeito de toda a dor que sinto agora, se você gosta de futebol, tem de assistir a esse jogo. Te dá prazer. Se você é neutro na disputa, pode simplesmente sentar e dizer: 'Que partida!' Acho que qualquer um que aprecia o futebol pode ver que este foi um jogo bonito", completou Tite.

"Quando você joga contra o Brasil, você precisa de uma vantagem tática. Contra eles, existe uma barreira psicológica expressa na camisa amarela, nos cinco títulos mundiais e em tudo o que vem com o pacote. Então você tem de ser corajoso. Foi uma grande aposta mudar algumas posições e atletas e precisávamos que os jogadores acreditassem. Havia uma série de ameaças e fomos mentalmente fortes. Eu sou o homem mais orgulhoso do mundo hoje porque dei aos jogadores uma tarefa tática difícil e eles acreditaram até o último segundo", avaliou Roberto Martinez, o espanhol que treina a seleção belga. 

GettyImages-992963458_master.jpg
Primeiro gol belga. Bola resvalou no zagueiro Kompany, acertou o ombro de Fernandinho e enganou o goleiro Alisson. Foto: Getty Images

Autor do gol brasileiro, Renato Augusto lamentou que as diversas chances criadas no segundo tempo não tenham sido suficientes para reverter a desvantagem. "Tivemos de forçar muitas jogadas em função dos 2 x 0, o que acaba acarretando em mais erros de passes. Acho que estávamos preparados para todas as situações, mas acabou que todo o nosso esforço não foi suficiente. É difícil dizer algo a mais nesse instante", avaliou o meia brasileiro. 

"Quando você joga contra o Brasil, precisa de uma vantagem tática. Contra eles, existe uma barreira psicológica expressa na camisa amarela, nos cinco títulos e em tudo que vem com o pacote. Então você tem de ser corajoso. Foi uma grande aposta mudar posições e atletas e precisávamos que os jogadores acreditassem"
Roberto Martinez, técnico da Bélgica

O jogo

O início da partida até parecia indicar uma supremacia brasileira. Aos sete minutos, a equipe quase abriu o placar. Em uma cobrança de escanteio, Miranda escorou para o meio da área e Thiago Silva quase marcou. Ele com o joelho na na bola e ela bateu na trave. O Brasil tentou o gol novamente em outro escanteio, pouco depois. Na cobrança, a bola chegou baixa em Paulinho, dentro da área, e ele errou o chute.

Era um início promissor. A defesa belga ainda não estava completamente ligada. Mas, quando parecia que o Brasil iria se impor, sofreu o primeiro gol, meio sem querer. Aos 12 minutos, em cobrança de escanteio para a Bélgica, a bola resvalou em Kompany, bateu no ombro de Fernandinho, enganou Alisson e entrou.

A adversidade desarticulou a defesa brasileira. A equipe ensaiou uma pressão, mas deixava muitas brechas no meio-campo. A Bélgica se encolhia e saía rapidamente nos contra-ataques. Aos 30 minutos, foi fatal. Após uma cobrança de escanteio da Seleção Brasileira, a bola perdida virou contra-ataque belga. Lukaku avançou com velocidade e tocou para De Bruyne, que teve tempo de pensar, ajeitar o corpo e chutar da entrada da área no canto direito de Alisson. Antes de fazer a primeira defesa, goleiro brasileiro já havia sofrido dois gols.

Com dois gols atrás, a seleção se lançou ao ataque. A Bélgica seguia firme na defesa e com contra-ataques perigosos. Fagner tinha dificuldades para marcar Hazard, que ligava vários ataques do time belga. O ataque brasileiro não achou os espaços que procurava. Bem marcados, Neymar e Philippe Coutinho não conseguiam entrar com a bola na área e tentavam ameaçar com chutes de fora.

O Brasil voltou com Firmino no lugar de Willian e conseguiu mais presença de área. Douglas Costa entrou na sequência na vaga de Gabriel Jesus. O time brasileiro começou pressionando. Foram cerca de dez minutos de ataque contra defesa, mas jogadores importantes estavam abaixo do que vinham apresentando. Philippe Coutinho e Paulinho erravam passes e perdiam divididas. Neymar, por sua vez, não encontrava espaços.

Aos 30 minutos, finalmente, o Brasil fez seu gol. Philippe Coutinho, que vinha mal no jogo, acertou um passe perfeito na cabeça de Renato Augusto, que havia acabado de entrar no lugar de Paulinho. O meia cabeceou no canto de Courtois e colocou o Brasil no jogo. Aos 35, quase o empate. Em contra-ataque, Coutinho tocou para Renato Augusto, que bateu colocado. A bola passou rente à trave.

O Brasil continuava perdendo chances claras. Aos 38, Neymar recebeu em contra-ataque rápido, entrou pela esquerda da grande área e tocou para o meio. Livre, Coutinho chegou e chutou mal, longe do gol. Aos 48, Courtois salvou a Bélgica pela última vez. Neymar recebeu na entrada da área e bateu colocado. O goleiro belga fez grande defesa e decretou a eliminação brasileira da Copa do Mundo.

Rededoesporte.gov.br