Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bandeira do Brasil já está hasteada na Universíade de Nápoles

Geral

01/07/2019 12h14

Desporto Universitário

Bandeira do Brasil já está hasteada na Universíade de Nápoles

Evento esportivo que reúne atletas universitários será realizado entre 3 e 14 de julho, na Itália

A bandeira do Brasil foi hasteada na tarde deste domingo (30.06), no Porto de Nápoles, durante a cerimônia que oficializou a entrada dos atletas brasileiros na Vila dos Atletas da Universíade de Verão 2019, que será realizada na cidade italiana de 3 a 14 de julho. Juntamente com a bandeira brasileira, também foram hasteadas as das delegações da África do Sul, Austrália, Croácia e França.

universiade_2019_bandeira1_saulocruz_CBDU.jpg
Delegação brasileira durante a cerimônia de hasteamento da bandeira. Foto: Saulo Cruz/CBDU

Após a entrada das delegações, um grupo de dança se apresentou ao som da música oficial da competição e, em seguida, os participantes entregaram e receberam presentes da prefeita da Vila, a ex-esquiadora Manuela Di Centa, detentora de sete medalhas em Olimpíadas de Inverno, sendo duas de ouro.

universiade_bandeira_brasil.jpg
Foto: Saulo Cruz/CBDU

"É uma tradição nos Jogos Olímpicos e na Universíade. Foi uma cerimônia bonita, um momento marcante onde, de fato, o Brasil passou a estar presente oficialmente nos jogos. A cerimônia foi interessante porque temos um cenário diferente, que é o Porto de Nápoles e compartilhamos a cerimônia com países que temos parceria, com delegações do tamanho da nossa", afirmou Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O Brasil estreia na competição no dia 2 de julho com seleção feminina universitária de futebol. As meninas enfrentam a Irlanda, às 21h (horário de Brasília).

Vila no Porto

Devido à falta de espaço nos hotéis da cidade para receber aproximadamente 10 mil atletas, técnicos e jornalista, grande parte dos atletas ficará hospedada em navios no Porto de Nápoles. O MSC Lirica receberá 2.114 pessoas de 71 países enquanto o Costa Victoria hospedará 1.888 de 38 países. As modalidades que ficarão nos navios são atletismo, ginástica artística e rítmica, saltos ornamentais, judô, vela, tênis e rugby 7. Caserta e Salerno – cidades vizinhas que fazem parte do circuito dos jogos – também terão acomodações para receber as delegações.

universiade_2019_porto1_saulocruz_CBDU.jpg
Porto de Nápoles. Foto: Saulo Cruz/CBDU

Universíade de Verão

A Universíade de Verão é uma competição universitária realizada a cada dois anos. Trata-se do segundo maior evento poliesportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.

A 30ª Universíade de Verão contempla 18 modalidades – atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei –e espera cerca de 10 mil atletas universitários de mais de 127 países.

Neste ano, o Brasil estará presente com uma delegação de aproximadamente 190 pessoas e disputará sete modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.

Fonte: Confederação Brasileira do Desporto Universitário