Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Avançam as obras da passarela que ligará o Centro de Formação Olímpica ao Castelão

21/10/2014 16h02

Avançam as obras da passarela que ligará o Centro de Formação Olímpica ao Castelão

Previsão de entrega da estrutura e também do CFO, em Fortaleza, é para dezembro deste ano

Divulgação/ Sege-CE

Quem passa pela avenida Alberto Craveiro, na altura do Estádio Castelão, já pode ver uma enorme passarela tomando forma, cruzando a movimentada via de Fortaleza. A estrutura para pedestres, com 51 metros de extensão e 5 metros de largura, vai interligar o estádio ao Centro de Formação Olímpica (CFO). Os dois equipamentos formarão um complexo esportivo de 313 mil m², ambos gerenciados pela Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos do Ceará (Sege-CE).

Tanto a passarela quanto o CFO têm previsão de entrega para dezembro de 2014, de acordo com a secretaria. As fundações foram concluídas e os pilares localizados nos dois equipamentos e no canteiro central da Av. Alberto Craveiro estão sendo instalados. Metade da passarela já foi erguida.

A passagem vai dispor de dois elevadores para pessoas com necessidades especiais, além de escadas. Na calçada da pista de skate, a estrutura da passarela vai abrigar três banheiros de uso público sendo um feminino, um masculino e outro para deficientes físicos.

A estrutura metálica terá guarda-corpo de vidro com altura elevada, o que proporcionará mais segurança, beneficiando pedestres que precisam atravessar a avenida Alberto Craveiro, já que será instalada na área urbanizada do Estádio Castelão e Pista de Skate do Centro de Formação Olímpica, dois espaços abertos ao público.

Centro de Formação Olímpica

 O CFO é uma parceria do governo do Ceará com o governo federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro.

O local servirá para treinamento de atletas de alto rendimento, além de área de lazer para estudantes e para a comunidade em geral. Será usado ainda como base para receber delegações estrangeiras que venham se aclimatar no nosso país antes das Olimpíadas Rio 2016.

O centro contará com 26 modalidades olímpicas e paraolímpicas, além de outros esportes não previstos para as Olimpíadas do Rio, como Skate, Futsal e Karatê. O espaço vai contar com biblioteca, sauna, restaurante, academia, quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol, pistas de skate e BMX, quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro, além de hotel para 248 atletas e ginásio climatizado para até 21 mil pessoas.

Fonte: Sege-CE