Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Futebol de sete e basquete em cadeira de rodas conhecem tabela do Parapan

Futebol7

22/05/2019 17h31

Lima 2019

Futebol de sete e basquete em cadeira de rodas conhecem tabela do Parapan

Estreia nos gramados será contra o Peru, em 24 de agosto. No basquete, são oito seleções divididas em dois grupos, tanto no masculino quanto no feminino

O caminho para o pódio no futebol de sete e no basquete em cadeira de rodas está traçado nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que serão disputados no Peru entre 23 de agosto e 1º de setembro. O futebol de sete, modalidade voltada para atletas com paralisia cerebral, terá uma disputa com seis seleções. Todas se enfrentam em turno único, com cinco rodadas. Os dois melhores fazem a final. A estreia do Brasil será contra os anfitriões peruanos, no dia 24 de agosto, a partir das 9h30. Argentina, Venezuela, Estados Unidos e Colômbia são os outros rivais.

#pracegover: foto mostra a seleção de futebol de sete no topo do pódio dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015
No futebol de sete, Brasil defende o título conquistado no Parapan de Toronto, em 2015. Foto: Danilo Borges/rededoesporte.gov.br

A seleção brasileira é a atual campeã. Em Toronto, em 2015, a equipe nacional conquistou o título após vitória na rodada decisiva sobre a Argentina, por 3 x 1. Na época, a medalha foi a última das 257 conquistadas pelo Brasil no megaevento disputado no Canadá. A delegação paralímpica brasileira liderou o quadro de medalhas nas últimas três edições do Parapan: 2015, 2011 (Guadalajara, no México) e 2007 (Rio de Janeiro, no Brasil).

Em Lima, o futebol de sete terá relevância adicional para os praticantes da modalidade. O torneio tornou-se o segundo mais importante no calendário internacional. Perde apenas para o Mundial. Isso porque o futebol de sete deixou de integrar o programa dos Jogos Paralímpicos. Não estará em Tóquio, em 2020, e não há previsão de inclusão em Paris, em 2024. No Peru, as partidas serão no Complexo Esportivo da Villa María del Triunfo.

Basquete

A competição do basquete em cadeira de rodas terá dois grupos de quatro equipes, tanto no masculino quanto no feminino. Na primeira fase, as seleções se enfrentam em turno único dentro da chave. Os dois melhores de cada grupo seguem para a semifinal. Os vencedores disputam o ouro em 31 de agosto.

No masculino, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Peru, Porto Rico e Estados Unidos. Canadá, Argentina, Colômbia e México integram o Grupo A. Já no feminino, a equipe nacional enfrenta Estados Unidos, Chile e Peru pelo Grupo A. Canadá, México, Argentina e Colômbia formam o B.

Os Jogos Parapan-Americanos terão 1.890 atletas de 33 países, que disputarão 17 modalidades esportivas e 18 disciplinas. Em 14 dessas disciplinas o megaevento será classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Rededoesporte.gov.br, com informações de Lima2019 e do Comitê Paralímpico Brasileiro