Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atleta olímpica de judô e integrante da Bolsa Pódio, Maria Portela é a convidada da Live desta quinta-feira (24)

Judô

23/09/2020 15h46

Bolsa Atleta

Atleta olímpica de judô e integrante da Bolsa Pódio, Maria Portela é a convidada da Live desta quinta-feira (24)

Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e Toronto 2015, a judoca vai falar sobre a preparação para Tóquio e os treinamentos com a seleção na concentração em Portugal

Diretamente de Coimbra, em Portugal, onde está concentrada com a seleção brasileira de judô e integrando a Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Maria Portela vai participar de uma Live nesta quinta-feira (24.09), a convite da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A gaúcha de 32 anos, titular da categoria -70kg, vai contar como estão os treinos no exterior e a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.

O bate-papo será a partir das 15h (de Brasília), pelo perfil de Instagram @esportegovbr. Hoje em 19º lugar no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), atualizado pela última vez em maio, Portela começou na modalidade aos oito anos, por meio de um projeto social. Desde 2008 recebe a Bolsa Atleta do Governo Federal, e em 2013 entrou para a categoria mais alta do programa, a Pódio.

Entre suas principais conquistas, a judoca soma uma prata por equipes no Mundial de Budapeste 2017, um bronze por equipes no Mundial de Tóquio 2019 e dois bronzes em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), além do título do World Masters de 2017. No ano passado, foi prata no Grand Slam de Ecaterimburgo e bronze na etapa do torneio realizada em Brasília. Maria Portela representou o Brasil nas edições dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

A "Raçudinha", como é conhecida, volta às competições no próximo sábado (26), em um primeiro amistoso após a paralisação do calendário pela pandemia de Covid-19. Já o retorno ao Circuito Mundial está previsto para outubro, com o Grand Slam de Budapeste.

Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania