Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas de oito países levam as primeiras medalhas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Tiro esportivo

16/04/2016 23h44

Evento-teste

Atletas de oito países levam as primeiras medalhas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Disputa mais emocionante ficou reservada à final de pistola de 10m: espanhol levou o ouro com um último disparo quase perfeito

O mundo se encontra em Deodoro. Representantes de oito países subiram aos três primeiros pódios da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Tiro Esportivo. Espanha, China, Taipé Chinesa, Líbano, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Alemanha conquistaram medalhas no segundo dia de competições - o primeiro com disputa de finais. A Copa do Mundo, que está sendo realizada no Centro Nacional de Tiro Esportivo reformado para os Jogos Rio 2016, reúne 700 atiradores de quase 90 países e serve como evento-teste da modalidade.

TiroEsportivo_dia16_20__5377_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

A mira dos brasileiros estava voltada para a disputa da pistola de ar 10m. O paulista Felipe Wu, primeiro do ranking mundial, tentava a segunda medalha de ouro consecutiva em Copas do Mundo. Na mesma prova, o carioca Júlio Almeida buscava aumentar seus pontos para conquistar uma vaga para retornar em agosto e disputar os Jogos Olímpicos.

TiroEsportivo_dia16_17__5344_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Felipe Wu. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Felipe ficou muito próximo de 578 pontos e terminou a prova em 16° lugar - apenas dois pontos atrás do eslovaco Juraj Tuzinsky, oitavo colocado e último a garantir vaga na decisão. A ausência na briga pela medalha não o abalou. "Mesmo não tendo alcançado a final hoje, estou feliz porque meu resultado foi bom. Fiquei bem perto da final. Meu índice está melhorando. Hoje, perdi a atenção em uma série - e foi fatal. As outras cinco foram muito boas. Vou trabalhar para melhorar", disse Felipe, que voltará a competir na segunda-feira (18.04), desta vez na pistola 50m. Ele já está classificado para as duas provas nos Jogos Rio 2016.

TiroEsportivo_dia16_15__5319_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Júlio Almeida (E). Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Júlio Almeida conseguiu 575 pontos e terminou a Copa do Mundo em 26°. Para carimbar a classificação para as Olimpíadas, ele depende de uma decisão da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), que ainda tem uma vaga em aberto. Bruno Heck, que disputa provas de carabina, é o concorrente. "Sobre essa vaga, quem pode falar é a CBTE. Eu só posso mesmo é atirar e esperar a decisão", afirmou Júlio.

Caso consiga o retorno em agosto, ele garante que o Brasil será bem representado. "Eu e o Wu vamos chegar fortes. É uma prova que podemos dizer que há 30 competidores com possibilidade de medalha. Tem muita gente de muitos países no mesmo nível e um apenas pontinho faz uma diferença grande", acrescentou.

Pistola de ar 10m (masculino)

A final da pistola de ar 10m confirmou a frase de Júlio. Oito atiradores de oito países adentraram o estande específico para finais: Damir Mikec (Sérvia), Kojiro Horimizu (Japão), Wei Pang (China), Pablo Carrera (Espanha), Quco Cuong Tran (Vietnã), Oleh Omelchuk (Ucrânia), Will Brown (Estados Unidos) e Juraj Tuzinsky (Eslováquia). A cada eliminação, a emoção aumentava e o ápice foi com o último disparo do espanhol Pablo Carrera. Os 10.8 alcançados o levaram ao ouro e deixaram com a prata o sérvio Damir Mikec, que estava com a vitória quase nas mãos. O terceiro lugar foi do tcheco Juraj Tuzinsky. Esta foi a segunda medalha de ouro de Pablo Carrera em etapas de Copa do Mundo. Ele venceu em Munique, em junho de 2014.

TiroEsportivo_dia16_29__5633_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Vencedores da prova de pistola de ar 10m. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Carabina 10m (feminino)

Sem muita dificuldades na final, a chinesa Li Du ficou com o ouro na carabina de ar 10m. A russa Dafia Vdovina ficou com a prata. O duelo mais marcante foi entre a alemã Selina Gschwandtner e a mexicana Goretti Zumaya Flores pelo bronze, com vitória da representante germânica.

TiroEsportivo_dia16_13__5301_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Vencedoras da prova de carabina de ar 10m. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Tiro ao prato - Fossa Olímpica (feminino)

A atiradora Lin Yi Chun, de Taipé Chinesa, conquistou a medalha de ouro da fossa olímpica. A libanesa Ray Bassil, que liderou boa parte da decisão na pedana principal do Centro Nacional de Tiro Esportivo, ficou com o segundo lugar, seguida da alemã Sonja Scheibl.

Chun elogiou o ambiente e nem se importou com a temperatura, que passava dos 30 graus centígrados. "O lugar aqui é muito bonito. As montanhas, o céu azul e os pássaros me trouxeram paz para disputar a competição. Consegui me concentrar muito nos alvos e atirei com o coração", afirmou, emocionada.

TiroEsportivo_dia16_25__5486_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Vencedoras da prova de tiro ao prato - fossa olímpica. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Calor

A chinesa Li Du, medalha de ouro da carabina de ar 10m, elogiou a instalação esportiva, especialmente o estande das provas qualificatórias. No entanto, falou sobre a temperatura do local das finais. "De tudo que vimos, a única coisa que me incomodou foi o calor durante a decisão". A vice-campeão fez coro à fala da chinesa: "as roupas que usamos são pesadas e foi difícil atirar aqui no estande da final. Espero que o Comitê Organizador resolva a questão da temperatura", disse a russa Daria Vdovina.

A Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) garantiu que, durante os Jogos Olímpicos, o estande de finais estará com a iluminação definitiva em funcionamento, com equipamentos tecnológicos instalados e, principalmente, com o sistema de refrigeração do ambiente em ação.

"Para um evento-teste dos Jogos, estamos no caminho certo. Este é o momento de encontrar os gargalos. A finalização do estande da final não progrediu como esperado, mas todo o resto está ajustado. O problema do ar-condicionado será solucionado. Além disso, durante os Jogos, a temperatura da cidade inteira também será mais branda", explicou Gary Anderson, vice-presidente da ISSF.

"Na Europa, agora, está frio. Como aqui no Brasil está muito calor, tivemos que ficar atentos à hidratação, mas não esperávamos tanto calor no local das finais. Isso foi complicado", acrescentou espanhol Pablo Carrera.

Anderson citou, também, a expectativa para o sucesso do evento olímpico em temos de público. "Nos Jogos Olímpicos, seja qual for a quantidade de ingressos colocada à venda para o tiro esportivo, temos a certeza de que serão esgotados. Infelizmente, as instalações não cabem todos que possam se interessar. Certamente teremos estandes de qualificação e o estande de finais com a ocupação máxima", concluiu o dirigente.

Estande da final recebeu críticas dos atletas por conta da temperatura interna. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Música e aplausos

Pela primeira vez em competições da ISSF foi autorizada a execução de música ambiente durante as provas, tanto qualificatórias quanto decisivas. A novidade agradou ao público, que também terá a liberdade de aplaudir durante as provas, mas não foi unanimidade entre os atletas. Felipe Wu não se importou e disse que não perdeu a concentração: "Começaram a tocar música no meio da prova, mas não temos que lamentar. Temos que jogar o jogo como ele é".

A opinião do vencedor da prova da pistola de ar 10m não foi a mesma. "As música foram boas, nada contra elas. No entanto, seria mais adequado que essa decisão não fosse tomada agora, a poucos meses dos Jogos Olímpicos. Será preciso um certo para todos os atletas se acostumarem - e não teremos mais competições desse nível até os Jogos. Até mesmo os aplausos e incentivos, que são coisas que qualquer atleta adora, ainda soou estranho. Melhor seria se isso ficasse para o próximo ciclo olímpico", afirmou Pablo Carrera.

Assista aos vídeos das finais de hoje



Resultados das finais de sábado (16.04) da etapa do Rio da Copa do Mundo de Tiro Esportivo

 

Carabina de ar 10m (feminino)

1) Li Du (China)
2) Daria Vdovina (Rússia)
3) Selina Gschwandtner (Alemanha)
4) Goretti Zumaya Flores (México) - campeã pan-americana
5) Najmeh Khedmati (Irã)
6) Siling Yi (China) - Olympic champion
7) Binbin Zhang (China)
8) Nina Kreutzer (Alemanha)

Tiro ao prato - fossa olímpica (feminino)

1) Lin Yi Chun (Taipé Chinesa)
2) Ray Bassil (Líbano)
3) Sonja Scheibl (Alemanha)
4) Fang Chen (China)
5) Catherine Skinner (Austrália)
6) Laetisha Scanlan (Austrália)

Pistola de ar 10m masculina

1) Pablo Carrera (Espanha)
2) Damir Mikec (Sérvia)
3) Juraj Tuzinsky (Eslováquia)
4) Oleh Omelchuk (Ucrânia)
5) Will Brown (Estados Unidos)
6) Kojiro Horimizu (Japão)
7) Wei Pang (China)
8) Quco Cuong Tran (Vietnã)

Provas em disputa neste domingo (17.04)

 

Masculino
Tiro ao prato - fossa olímpica (9h às 15h)

Feminino
Pistola de ar 10m (9h às 13h)


Copa do Mundo de Tiro Esportivo
15 a 24 de abril de 2016, no Centro Nacional de Tiro Esportivo
Av. Brasil, 26.196, Vila Militar de Deodoro, em frente à Arena da Juventude
Não há venda de ingressos e a presença de público é restrita a convidados e associados da CBTE

» Confira a programação completa das competições no site da Federação Internacional de Tiro Esportivo

 

Abelardo Mendes Jr - brasil2016.gov.br